Virada Cultural 2025 em Maringá será definida por consulta pública; local ainda gera debates
A Secretaria de Cultura de Maringá realizou, na noite desta segunda-feira, 7, uma reunião com representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais e da classe artística para discutir a organização da Virada Cultural 2025. Entre os temas debatidos, esteve a escolha do local do evento, que ainda está indefinido e será decidido por consulta pública, com participação direta da população.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Durante o encontro, foram sugeridos alguns espaços públicos para sediar a Virada, como a Vila Olímpica, o entorno do Terminal Intermodal e o Parque de Exposições. No entanto, o uso deste último tem gerado críticas, já que o espaço, embora público, está sob a gestão da Sociedade Rural. Por conta disso, a Secretaria decidiu adiar temporariamente a definição da data do evento, que estava prevista para ocorrer entre setembro e outubro.

“Queremos ouvir a população. Onde o povo achar melhor, é lá que vamos fazer. A ideia é garantir um evento construído de forma participativa e democrática”, afirmou o secretário de Cultura, Tiago Valenciano, em entrevista à rádio CBN Maringá.
LEIA TAMBÉM: Projeto que aumenta cargos comissionados é aprovado na Câmara de Maringá
Na reunião, também foi criada uma comissão exclusiva para acompanhar a organização da Virada Cultural. A comissão será formalizada por portaria e contará com representantes da classe artística e do poder público, sendo responsável por sugerir os espaços possíveis e ajudar a definir o formato da consulta pública.
O prefeito Silvio Barros reforçou que a escolha do local será feita com base na vontade popular. “Esses espaços estarão disponíveis para votação da população, para que a escolha seja feita de forma democrática”, disse.
