Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

01 de fevereiro de 2026

Leo Jardim explica ausência de Gabigol entre os titulares, mas elogia: ‘É um jogador especial’


Por Agência Estado Publicado 10/07/2025 às 09h32
Ouvir: 00:00
91aab20b6cb52c51add666be64df56785e1
Foto: Reprodução/Instagram

Enquanto o Cruzeiro disputa a ponta da tabela do Campeonato Brasileiro, o técnico Leo Jardim comentou o papel de Gabigol na equipe. Apesar de não ser o artilheiro – posição ocupada por Kaio Jorge, com dez gols -, o camisa 99 é o líder em participações diretas em gols na temporada, 13. Mesmo assim, tem começado jogos no banco e entrado nos momentos decisivos. Para o treinador, o espaço no time é definido pelo desempenho e pela construção coletiva.

“Minha relação com o Gabriel é uma relação franca, principalmente, e frontal”, afirmou o treinador em entrevista à TV Globo. “Acho que o Gabriel é um grande jogador e um bom ser humano”, completou, antes de explicar que, no modelo atual de jogo, o protagonismo é conquistado diariamente: “Cada um tem que mostrar aquilo que vale e conquistar o seu espaço. É a nossa forma de trabalhar.”

Com 28 anos, Gabigol soma 22 jogos, nove gols e quatro assistências pelo Cruzeiro. É, estatisticamente, o jogador com maior participação em gols no elenco. Ainda assim, tem começado boa parte dos jogos no banco, sendo utilizado como uma espécie de 12º jogador, opção estratégica para o segundo tempo. A escolha, segundo Leo Jardim, passa mais pelo desenho tático do time do que por qualquer questão individual.

“Gabriel é um jogador especial, que tem uma capacidade de finalização muito grande. Entra muito bem na área”, elogiou o técnico. “Mas é necessário, às vezes, ter um contraste apropriado para isso. Em grande parte dos jogos, construímos uma estrutura diferente, com mais movimentos de pressão na frente, mais movimentos dos atacantes.”

A fala de Leo Jardim escancara o equilíbrio que tem guiado o Cruzeiro: conviver com nomes de peso sem abrir mão da coletividade. A liderança dividida com o Flamengo é reflexo desse modelo pragmático, que valoriza a entrega e a adaptação ao plano de jogo.

O próximo compromisso será no domingo, às 20h30, contra o Grêmio, no Mineirão. Com 24 pontos, o Cruzeiro tem a mesma pontuação do líder Flamengo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Alcaraz vira sobre Djokovic, leva o Australian Open e fecha o ciclo de Grand Slams aos 22 anos


Atual número 1 do mundo, Carlos Alcaraz nunca havia passado das quartas de final do Australian Open. Quando o fez,…


Atual número 1 do mundo, Carlos Alcaraz nunca havia passado das quartas de final do Australian Open. Quando o fez,…

Esportes

UFC 325: Volkanovski vence Diego Lopes, mantém cinturão dos penas e iguala recorde de José Aldo


Alexander Volkanovski segue escrevendo seu nome na história do peso pena do UFC. Na luta principal do UFC 325, disputado…


Alexander Volkanovski segue escrevendo seu nome na história do peso pena do UFC. Na luta principal do UFC 325, disputado…