Começa a Arena Sustentável 2025; uma vitrine das ações locais por um mundo melhor

A Agenda 2030 da ONU estabelece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para um mundo melhor. Objetivos que estão presentes em muitas ações locais, mas muita gente nem sabe. A Arena Sustentável, evento realizado pelo Grupo Maringá de Comunicação (GMC), é uma vitrine de ações realizadas por empresas, entidades, associações, universidades, cidadãos e Poder Público. A 3ª edição começou nesta sexta-feira, 11, e vai até domingo, 13, no Eurogarden em Maringá.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
O sócio-diretor do GMC José Roberto Mattos diz que o evento cresceu muito desde a primeira edição. “Sabe quando o sonho se realiza? Há três anos, começamos com apenas seis expositores. Hoje, quem chega aqui encontra uma verdadeira arena com mais de 30. Isso mostra Maringá entendendo e valorizando a sustentabilidade.
Segundo ele, o principal objetivo do evento é permitir que empresas, associações e pessoas vejam o que é possível fazer pelo meio ambiente. “A feira está muito bem organizada e, neste ano, traz novidades, especialmente ações que podemos reproduzir em casa”, diz.
Na abertura oficial da Arena, o prefeito Sílvio Barros falou sobre a importância da mobilização pela sobrevivência do planeta. “Precisamos lembrar que o planeta é um empréstimo dos nossos filhos, e devemos devolvê-lo com qualidade de vida. Infelizmente, isso não está acontecendo. Por isso, é essencial debater, questionar e mobilizar a sociedade para o desafio da sustentabilidade.”
A vereadora Akemi Nishimori representou a Câmara Municipal na abertura. “Na primeira vez, o evento foi um pouco tímido, mas agora, com essa envergadura, só posso parabenizar o Grupo Maringá de Comunicação. É uma iniciativa excelente para nossa cidade, considerada a melhor para se viver no Brasil”, diz.
A Prefeitura levou vários serviços para a Arena Sustentável. O diretor- presidente do Instituto Ambiental de Maringá José Roberto Francisco Behrend cita projetos que fazem sucesso nas escolas da rede municipal de ensino.
“Temos desenvolvido várias ações de sustentabilidade. O projeto ‘Minhoca na Cabeça’, em parceria com a Secretaria de Educação, ensina compostagem nas escolas, mostrando como tratar resíduos orgânicos e promover a economia circular. Já a “Rota da Conscientização” leva educação ambiental para a sala de aula e inclui visitas ao aterro, proporcionando uma experiência prática muito rica para as crianças.”
A Itaipu Binacional também marca presença na Arena. O assessor do diretor-geral brasileiro Newton Almeida, cita o programa de recuperação de nascentes do Paraná, que garante a sustentabilidade do Lago de Itaipu.
A entrada na Arena Sustentável, que está no Eurogarden, é franca. Toda a população é convidada para conhecer as iniciativas expostas no evento. Marta Tunin foi visitar a Arena. “Estou achando muito interessante conhecer os trabalhos das empresas, que mostram preocupação real com o meio ambiente. É muito bom ver que, além das grandes empresas, muitas outras também estão criando projetos para melhorar nossa qualidade de vida”, diz.
A iniciativa privada tem muitas ações que buscam a sustentabilidade. Claudio Adamucho, CEO do G10, falou sobre a Arena Sustentável. “A Arena Sustentável coloca Maringá no centro do debate sobre ESG, essencial para um mundo melhor. O G10 participa com programas como Florescer e o G10 para todos, entre outros”, diz.
A criançada se diverte e ensina os adultos que os pequenos sabem bem como cuidar do planeta. A Arena Sustentável segue até domingo. Nesse sábado e no domingo o horário será das 13h30 às 17h30.
