26 de julho de 2025

Em cinco horas, Bombeiros recebem 25 chamados de incêndios ambientais em Maringá e região


Por Thiago Danezi, com Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 14/07/2025 às 08h53
Ouvir: 02:47

A seca que atinge Maringá e região tem agravado os casos de incêndios em vegetação. Somente no último sábado, 12, entre 14h e 19h, o 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Maringá recebeu 25 chamados de incêndios ambientais. A maioria dos focos ocorreu em terrenos baldios e fundos de vale, locais frequentemente usados de forma irregular para descarte de lixo e entulho.

Segundo a cabo Paola Notóia, do Corpo de Bombeiros, o número de ocorrências tem aumentado dia após dia, pressionando o efetivo dos bombeiros. “Infelizmente, como temos um recurso limitado de pessoas e viaturas para atender todas essas ocorrências, alguém vai ter que esperar. Então é muito importante que, ao se deparar com um princípio de incêndio, a pessoa tente apagar com segurança e ligue imediatamente para o 193”, orienta.

LEIA TAMBÉM: Veja os maiores excessos de velocidade registrados por radares em Maringá em 2025

Além do tempo seco, o que agrava a situação é que muitos incêndios são provocados por ação humana, o que configura crime ambiental. “É preciso evitar o uso do fogo para limpeza de terrenos. Além de perigoso, isso pode causar incêndios de grandes proporções e prejudicar toda a vizinhança com fumaça e riscos à saúde”, alerta a cabo.

A recomendação dos bombeiros é: não queime resíduos, móveis ou folhas secas, e denuncie qualquer ação suspeita ligando para o 190 (em flagrante) ou 156 (para denúncias anônimas).

Os meses de julho e agosto são historicamente os mais secos do ano em Maringá, de acordo com dados da Estação Climatológica da UEM. A média histórica de chuvas em julho é de 76,8 mm, mas até o momento não choveu uma gota. A última chuva registrada na cidade foi no dia 27 de junho, e não há previsão de chuva para os próximos 10 dias.

image
Foto: Corpo de Bombeiros | Divulgação

Além da estiagem, a umidade relativa do ar segue em queda. Segundo o Simepar, alguns municípios da região noroeste, incluindo Maringá, devem registrar índices abaixo de 50% nesta segunda-feira, 14, especialmente no início da tarde, período de maior aquecimento.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação