Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Cruzeiro cresce com Jardim em meio a saídas de Mattos e Dudu e mira liderança após 11 anos


Por Agência Estado Publicado 14/07/2025 às 09h46
Ouvir: 00:00
cruzeiro-mira-lideranca-do-campeonato-brasileiro-102446_400x300
Foto: Gustavo Martins/ Cruzeiro

Depois de Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo ficar sob os holofotes no Mundial de Clubes, o retorno do Brasileirão evidenciou a força do Cruzeiro, cuja retomada do protagonismo no futebol nacional acontece após correção de rota da diretoria com a contratação do técnico português Leonardo Jardim, culminando na imponente goleada por 4 a 1 diante do Grêmio no Mineirão.

O Cruzeiro está na segunda posição com os mesmos 27 pontos do Flamengo – que tem um jogo a menos – e pode voltar à liderança do Brasileirão depois de 11 anos nesta semana. A equipe mineira torce por um tropeço do rubro-negro carioca contra o Santos, na Vila Belmiro, na quarta-feira, e vai buscar uma vitória diante do Fluminense, brasileiro com a melhor participação no Mundial, no dia seguinte, no Maracanã.

Voltar a ponta da tabela de classificação era um objetivo distante para o Cruzeiro há pouco tempo. O time se acostumou a ficar no meio da tabela durante o processo de reconstrução após três anos consecutivos na Série B. A venda da SAF do clube à Ronaldo Fenômeno trouxe a esperança de dias melhores, mas é com Pedro Lourenço como acionista que o torcedor cruzeirense consegue sonhar com voos mais altos.

Com um perfil mais arrojado do que o antecessor, Pedro Lourenço não faz questão de esconder o lado torcedor quando o assunto é o Cruzeiro. O empresário do ramo de supermercados investiu forte no time celeste, cujo elenco é um dos melhores do País. Mas o caminho para o sucesso no Brasileirão exigiu mudanças bruscas.

Um dos protagonistas da campanha cruzeirense é o técnico Leonardo Jardim. O português de 50 anos chegou ao clube em fevereiro para substituir Fernando Diniz. O início não foi dos melhores, com eliminação na semifinal do Campeonato Mineiro e queda vexatória na primeira fase da Sul-Americana, mas o trabalho começou a dar resposta durante o Brasileirão.

Apesar da boa fase, Jardim faz questão de ponderar quando é questionado sobre expectativas de título. “Neste momento nós temos os nossos objetivos bem definidos. Como já falei, não podemos criar expectativas que o Cruzeiro foi feito para ser campeão. O Cruzeiro foi feito para ser competitivo e chegar à Libertadores. Este é o grande objetivo proposto pelo clube”, comentou o treinador após a goleada no Mineirão.

Antes de o Cruzeiro disparar no Brasileirão, Jardim precisou gerir crises no elenco. O treinador barrou Dudu do time titular e viu o atleta reclamar publicamente. Após alegar “questões internas”, o português viu o atacante pedir para sair do clube com apenas quatro meses. Outros nomes de peso, como o atacante Gabigol e o lateral Fagner, também têm status de reserva com o técnico.

Dudu foi levado ao Cruzeiro pelo CEO Alexandre Mattos, com quem trabalhou no Palmeiras e insistiu na contratação do atacante de 33 anos. O dirigente perdeu prestígio após a saída do jogador para o rival Atlético-MG. Ao mesmo tempo, Leonardo Jardim passou a ser mais participativo em outros setores do futebol cruzeirense. Sem espaço, Mattos aceitou o convite do Santos.

Leonardo Jardim soma 24 jogos no comando do Cruzeiro, com 11 vitórias, 7 empates e 6 derrotas. O treinador tem um aproveitamento de 55,5%. “Cada jogo do Campeonato (Brasileiro) e da Copa do Brasil têm que ser nossas finais. Temos que dar tudo”, cravou o treinador.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

‘Assumo minha responsabilidade e meu erro’, admite Gabigol após pênalti perdido


Conhecido por ser um exímio batedor de pênaltis, Gabigol não conseguiu fazer valer seus méritos neste domingo (14). Na Neo…


Conhecido por ser um exímio batedor de pênaltis, Gabigol não conseguiu fazer valer seus méritos neste domingo (14). Na Neo…

Esportes

Dorival reconhece dificuldades do Corinthians, valoriza plantel e pede ‘respeito’ à imprensa


O Corinthians foi a campo neste domingo (14) com a vantagem mínima por ter vencido o Cruzeiro por 1 a…


O Corinthians foi a campo neste domingo (14) com a vantagem mínima por ter vencido o Cruzeiro por 1 a…

Esportes

Hugo não estudou cobranças de Gabigol: ‘Se tem alguém que já pegou pênalti dele sou eu’


Herói da classificação do Corinthians à final da Copa do Brasil, Hugo Souzadefendeu duas cobranças na disputa de pênaltis da…


Herói da classificação do Corinthians à final da Copa do Brasil, Hugo Souzadefendeu duas cobranças na disputa de pênaltis da…