Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de dezembro de 2025

Zeca Dirceu vence primeiro turno da eleição do PT no Paraná


Por Redação GMC Online Publicado 14/07/2025 às 10h43
Ouvir: 00:00
Imagem do WhatsApp de 2025-07-14 à(s) 10.36.31_520abe15
Foto: Divulgação

Com o encerramento oficial da apuração, o deputado federal Zeca Dirceu vence a disputa pela presidência estadual do PT no Paraná e segue para o segundo turno do Processo de Eleições Diretas (PED) com 7.616 votos. Criado por José Dirceu e exclusivo ao Partido dos Trabalhadores, o PED é um modelo democrático que garante a participação direta da militância na escolha das direções partidárias em todos os níveis — e voltou a ser realizado após um hiato de seis anos.

Zeca conquistou a preferência da maioria dos filiados e filiadas que compareceram às urnas no último domingo. Em segundo lugar ficou o atual presidente estadual do partido, deputado estadual Arilson Chiorato, com 7.190 votos. Também participaram da disputa o deputado federal Tadeu Veneri, que obteve 1.605 votos, e o professor Hermes Leão, ex-presidente da APP-Sindicato, com 790 votos.

“O PT do Paraná quer mudança e as urnas deram esse recado claro. Fizemos uma campanha que resgatou o orgulho e a autoestima da militância petista, esse foi um diferencial, que nos fez liderar no primeiro turno. Valorizamos a participação das bases e mostramos que o PT precisa de organização, estratégia e presença em todos os municípios. Nosso foco está na reeleição do presidente Lula com uma votação expressiva no Paraná. Esse é o nosso compromisso maior”, afirmou Zeca Dirceu.

Agilidade

A campanha teve forte presença nos municípios e capilaridade em todas as regiões do estado. Com uma apuração paralela eficiente, a equipe de Zeca já indicava a liderança do parlamentar antes mesmo da divulgação oficial dos números. “Foi resultado de um trabalho coletivo, bem articulado e com o envolvimento de muitas lideranças que estavam afastadas, mas que voltaram a acreditar no projeto de um PT renovado e combativo”, destacou.

A participação de José Dirceu nos últimos dias do primeiro turno reforçou o simbolismo da candidatura do filho e reaproximou gerações de militantes. “É hora de reconstruir o partido. Precisamos de um PT vivo, forte e protagonista para reeleger Lula, ampliar nossa bancada e fortalecer o projeto nacional. E isso começa com um novo ciclo no Paraná”, afirmou o ex-ministro da Casa Civil.

Os números refletem o desejo de mudança: mais de nove mil militantes optaram por uma nova direção, sinalizando um novo momento para o partido no estado.

Mobilização e gratidão

Zeca Dirceu agradeceu os quase oito mil votos recebidos e destacou o papel decisivo dos pequenos municípios. “O PT está presente em todo o Paraná. Essa votação mostra que a base está viva, consciente e quer participar. Só tenho a agradecer por cada gesto de confiança e acolhimento. O que estamos fazendo é necessário: queremos um PT forte, atuante e vencedor”, disse.

A mobilização de Zeca no primeiro turno também foi elogiada pelo presidente eleito do PT Nacional, Edinho Silva. “O que o Zeca está fazendo no Paraná é exatamente o tipo de mobilização que o partido precisa em todo o Brasil”, afirmou. Em outras ocasiões, Edinho já havia sinalizado: “Zeca será parte importante de tudo que eu fizer como presidente do PT Nacional”.

Rumo ao segundo turno

O segundo turno do PED será realizado no dia 27 de julho. Vence quem obtiver o maior número de votos válidos. Zeca Dirceu reforça o chamado à militância para ampliar a mobilização nesta nova etapa.

Com confiança no sentimento de renovação das bases, Zeca já articula apoios importantes para esta nova fase da campanha. Ele pretende dialogar com o deputado federal Tadeu Veneri e com o Professor Hermes, reconhecendo em ambos lideranças comprometidas com um projeto de partido forte, democrático e enraizado nas lutas sociais. “Temos visões convergentes sobre o futuro do PT.

Vamos trabalhar juntos para fortalecer o partido e garantir que ele esteja cada vez mais conectado com as demandas da nossa militância e da classe trabalhadora”, afirmou.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação