Câmeras internas registram momento em que trem atinge biarticulado e passageiro escapa por pouco; veja
Imagens captadas pelas câmeras de segurança de dentro do ônibus flagraram os instantes que antecederam e o exato momento em que o biarticulado foi atingido por um trem.
O acidente, no cruzamento da canaleta exclusiva para ônibus com a linha férrea, aconteceu na noite da última terça-feira, 22, na Avenida Paraná, no bairro Cabral, em Curitiba. Ao todo, 11 pessoas ficaram feridas, segundo o Corpo de Bombeiros. Veja o vídeo abaixo.

- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
Nas imagens, o ônibus aparece trafegando normalmente. Pouco antes da colisão, alguns passageiros percebem a aproximação do trem e tentam alertar o motorista. Em questão de segundos, a locomotiva atinge a parte central do coletivo — conhecida como “sanfona”.
Ao contrário do que afirmou o motorista em depoimento à polícia, dizendo que não ouviu o sinal sonoro do trem, o vídeo registra claramente o som da buzina.
Segundos antes da batida, um passageiro se desespera, corre em direção à parte traseira do ônibus — justamente a área atingida — e por pouco não é levado pela força da colisão.
Após o acidente, os registros também mostram as pessoas em pânico, gritando e pedindo para que o motorista abra as portas do veículo.
Veja o vídeo do acidente
O que diz a concessionária
Procurada pela Banda B, a Rumo, concessionária que administra as ferrovias, afirmou que o ônibus cruzou a preferencial de uma passagem em nível e o motorista desrespeitou a sinalização do local. Segundo a empresa, o maquinista acionou a buzina conforme procedimento padrão e foi surpreendido pela ação do motorista. Veja a nota na íntegra abaixo:
“Um ônibus cruzou a preferencial de uma passagem em nível na noite de ontem (22), no bairro Cabral, em Curitiba (PR). O acidente aconteceu após o motorista tentar cruzar a ferrovia quando o trem se aproximava, desrespeitando a sinalização do local e não adotando os procedimentos de segurança: “pare, olhe e escute”. O maquinista que acionou a buzina conforme procedimento padrão nos cruzamentos com vias municipais, foi surpreendido pela ação do motorista e acionou os freios de emergência, mas não foi possível parar a tempo devido ao peso e tamanho da composição. Imediatamente, a concessionária solicitou o suporte das equipes de emergência para prestar atendimento médico aos acidentados. Em conjunto com os órgãos de trânsito, a empresa providenciou a liberação da via no início da madrugada. De acordo com as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a preferência é sempre do trem, e é considerada infração gravíssima atravessar uma Passagem em Nível sem parar previamente (Art. 212).”
O que diz a Urbs
Em nota, a Urbs (Urbanização de Curitiba), responsável pelo transporte público da capital, lamentou o acidente e afirmou que as causas do episódio serão investigadas. Além disso, afirmou que a Prefeitura de Curitiba tem cobrado do governo federal soluções envolvendo a malha ferroviária na cidade. Veja a nota na íntegra abaixo:
“A Urbs lamenta profundamente o acidente ocorrido no final da noite desta terça-feira, entre um ônibus biarticulado da linha Ligeirão Norte/Sul e um trem, na passagem de nível localizada na Avenida Paraná. As equipes de fiscalização foram até o local no momento do acidente e auxiliaram no atendimento das 11 vítimas, que sofreram ferimentos. As condições do acidente ainda serão apuradas e redobrada à atenção aos passageiros que estavam no ônibus. A Prefeitura tem atuado e cobrado da União soluções para a questão do transporte ferroviário na capital. O próprio prefeito Eduardo Pimentel tem participado de uma série de reuniões com a Antt e com o Ministério dos Transportes para viabilizar um contorno ferroviário.”
Clique aqui e leia a reportagem completa na Banda B, parceira do GMC Online.