Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Vídeo mostra adeus emocionante a cão que atuou nas enchentes do RS; assista


Por Redação GMC Online Publicado 29/07/2025 às 18h56
Ouvir: 00:00

O cão Guapo, de 11 anos, que atuava em operações de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (RS), morreu nesta segunda-feira, 28. Ele passou por uma eutanásia, após ser diagnosticado com um câncer no abdômen. Da raça labrador retriever, o animal recebeu uma homenagem no 4º Batalhão de Santa Maria.

Guapo fez parte de várias operações, como Brumadinho, Petrópolis e também “trabalhou” nas enchentes do RS. Ele estava aposentado desde 4 de julho de 2024.

O-1-sargento-Alex-Sandro-Teixeira-Brum-de-47-anos–01009436-0-202507291704-ScaleDownProportional
Foto por Bruno Missio/Divulgação

O 1º sargento Alex Sandro Teixeira Brum, de 47 anos, que era companheiro de Guapo nas operações se emocionou e relembrou como foram os últimos dia antes do cão morrer. “Deixou seu legado e nunca será esquecido por nós, meu grande amigo Guapo. Cuida de mim, Guapo. Um dia vamos nos encontrar, e eu vou tocar bolinha no açude para você buscar, com certeza”, afirmou Brum. Assista ao vídeo no fim da matéria.

Nas redes sociais, o governo do RS publicou uma homenagem ao cão. “Ele também levou conforto e alegria em ações de cinoterapia no Hospital Universitário de Santa Maria e em visitas a escolas. Homenageado com medalhas e moções por sua bravura, será sempre lembrado. Nossa gratidão ao Bombeiro Guapo, que cumpriu com honra sua missão de salvar vidas”, escreveu o perfil.

Nota do Corpo de Bombeiros Militar do RS

“É com profundo pesar que nos despedimos do cão de busca e salvamento Guapo, companheiro inseparável do 1º Sargento Brum.

Guapo dedicou sua vida ao salvamento de pessoas, atuando em grandes missões como Brumadinho/MG (2019), Petrópolis/RJ (2022), no apoio à Gendarmeria na Argentina (2018), nos desastres no Vale do Taquari (2023 e 2024) e em tantas outras operações marcantes no Rio Grande do Sul.

Além de suas missões, também levou alegria e conforto por onde passou, com sua atuação em projetos de cinoterapia e visitas a escolas.

Guapo foi homenageado com medalhas e moções por sua bravura e dedicação, mas, acima de tudo, será lembrado pelo amor que espalhou e pela esperança que trouxe a tantas famílias.

Fica aqui a homenagem do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul para o Bombeiro Guapo (cão de busca e salvamento) que cumpriu a nobre missão de salvar vidas.”

Veja o vídeo:

Com informações do site TNonline.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Empresário morre após ser baleado em ataque a tiros na Barra da Tijuca, no Rio


O empresário Marcos Vinícius Portugal Santos, de 41 anos, morreu no fim da manhã desta segunda-feira, 8, após ser alvo…


O empresário Marcos Vinícius Portugal Santos, de 41 anos, morreu no fim da manhã desta segunda-feira, 8, após ser alvo…

Geral

Defesa Civil de SP alerta para tempestades e ventos de até 90 km/h e ativa gabinete de crise


A formação de um ciclone extratropical na região Sul do país deve influenciar o clima de São Paulo, o que…


A formação de um ciclone extratropical na região Sul do país deve influenciar o clima de São Paulo, o que…