Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

4 exercícios eficazes para eliminar de vez a gordura abdominal


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 30/07/2025 às 14h52
Ouvir: 00:00

Queimar a famosa gordura abdominal, apelidada de “pochete”, exige mais do que força de vontade. Segundo o personal trainer Vitor Vicente, o primeiro passo para alcançar esse objetivo é entender que não existe fórmula mágica — a alimentação adequada é a base de qualquer mudança corporal.

image
Foto: Reprodução/Unsplash

“A dieta vai ser o principal aliado do exercício físico de forma inteligente”, afirma. Além disso, fazer apenas exercícios abdominais não resolve. “A gente já sabe que exercício isolado para a musculatura do abdômen não vai proporcionar a queima dessa ‘pochete’”, detalha.

1- Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT)

Vitor recomenda métodos que envolvem o corpo todo, como o treinamento intervalado de alta intensidade. Pode ser feito na corrida, na bicicleta ou em forma de circuito aeróbico. “Nesse tipo de treino, você eleva sua frequência cardíaca e volta, eleva de novo e volta. Após o exercício, o corpo continua queimando muitas calorias”, explica. O efeito é o aumento do metabolismo basal, ou seja, o corpo continua em ritmo acelerado mesmo após o treino.

2- Agachamento com sobrecarga e variações

Outra sugestão do especialista é investir em exercícios com agachamento e suas variações, como o afundo, o agachamento búlgaro e os movimentos unilaterais. “Esses exercícios têm como base o agachamento e são excelentes porque trabalham músculos grandes, o que favorece o gasto calórico”, afirma.

image
Foto: Reprodução/Unsplash

3- Exercícios compostos para grupos musculares grandes

Movimentos que envolvem mais de um grupo muscular ao mesmo tempo são especialmente eficazes. Um exemplo é o agachamento com desenvolvimento, que combina pernas e ombros. “Trabalhar músculos como costas e peito também é de grande valia para acelerar o metabolismo”, acrescenta o personal.

4- Exercícios resistidos com sobrecarga

Por fim, Vitor reforça a importância dos treinos de resistência. “Exercícios com carga ajudam a causar hipertrofia e aumentam o gasto calórico basal, ou seja, o corpo queima mais calorias mesmo em repouso”, explica.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Cidade de São Paulo tem previsão de chuva forte e temperatura fica mais amena


As chuvas retornam com maior intensidade no início desta semana na cidade de São Paulo, por causa da propagação de…


As chuvas retornam com maior intensidade no início desta semana na cidade de São Paulo, por causa da propagação de…

Geral

Governo cria comitê técnico para apoiar funcionamento do mercado de carbono brasileiro


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, editaram decreto que institui…


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, editaram decreto que institui…