4 exercícios eficazes para eliminar de vez a gordura abdominal
Queimar a famosa gordura abdominal, apelidada de “pochete”, exige mais do que força de vontade. Segundo o personal trainer Vitor Vicente, o primeiro passo para alcançar esse objetivo é entender que não existe fórmula mágica — a alimentação adequada é a base de qualquer mudança corporal.

- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
“A dieta vai ser o principal aliado do exercício físico de forma inteligente”, afirma. Além disso, fazer apenas exercícios abdominais não resolve. “A gente já sabe que exercício isolado para a musculatura do abdômen não vai proporcionar a queima dessa ‘pochete’”, detalha.
1- Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT)
Vitor recomenda métodos que envolvem o corpo todo, como o treinamento intervalado de alta intensidade. Pode ser feito na corrida, na bicicleta ou em forma de circuito aeróbico. “Nesse tipo de treino, você eleva sua frequência cardíaca e volta, eleva de novo e volta. Após o exercício, o corpo continua queimando muitas calorias”, explica. O efeito é o aumento do metabolismo basal, ou seja, o corpo continua em ritmo acelerado mesmo após o treino.
2- Agachamento com sobrecarga e variações
Outra sugestão do especialista é investir em exercícios com agachamento e suas variações, como o afundo, o agachamento búlgaro e os movimentos unilaterais. “Esses exercícios têm como base o agachamento e são excelentes porque trabalham músculos grandes, o que favorece o gasto calórico”, afirma.

3- Exercícios compostos para grupos musculares grandes
Movimentos que envolvem mais de um grupo muscular ao mesmo tempo são especialmente eficazes. Um exemplo é o agachamento com desenvolvimento, que combina pernas e ombros. “Trabalhar músculos como costas e peito também é de grande valia para acelerar o metabolismo”, acrescenta o personal.
4- Exercícios resistidos com sobrecarga
Por fim, Vitor reforça a importância dos treinos de resistência. “Exercícios com carga ajudam a causar hipertrofia e aumentam o gasto calórico basal, ou seja, o corpo queima mais calorias mesmo em repouso”, explica.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.