Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Médico revela sinais incomuns que podem indicar problema no coração


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 03/08/2025 às 13h49
Ouvir: 00:00

Quando se trata da saúde do coração, nem sempre o indicativo de que existe um problema é a clássica dor no peito. Em muitos casos, os primeiros alertas chegam com sintomas sutis, que acabam passando despercebidos na rotina — como a fadiga e cansaço intensos sem motivo aparente.

Para esclarecer quais manifestações exigem atenção, a coluna Claudia Meireles conversou com o cardiologista Roberto Yano. Segundo o especialista, “dor no peito e sensação de pressão ou aperto são sinais alarmantes, mas geralmente aparecem quando a situação já está mais avançada”.

LEIA TAMBÉM: Agência do Trabalhador de Maringá abre a semana com 651 vagas de emprego; confira

image
Foto: Freepik | Reprodução

Como identificar os sinais de que a saúde do coração pode estar fragilizada 

Antes disso, o cardiologista pede que os pacientes estejam atentos a sintomas físicos importantes, como a falta de ar, palpitações, tontura, fadiga extrema sem explicação e até inchaço nos tornozelos. “Esses sinais podem indicar condições como insuficiência cardíaca, arritmias ou até mesmo infarto”, alerta Yano.

Mais que sintomas físicos, Roberto alerta que o comportamento também influencia diretamente na saúde cardiovascular. “Sedentarismo, dieta rica em gorduras e açúcares, estresse crônicohábito de fumar e consumo excessivo de álcool são hábitos que aumentam o risco de doenças cardíacas. Distúrbios emocionais, como depressão e ansiedade, também merecem atenção”, esclarece.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação