22 de setembro de 2025

Fruta de ouro: opção tropical nutritiva tem mais proteína que a banana


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 05/08/2025 às 18h37
Ouvir: 01:53

Pequena, amarela e de sabor marcante, o murici, também chamado de nance ou nanche, cresce entre o Brasil e o México e ganha destaque especialmente no Nordeste. Com um gosto adocicado que lembra queijo, o fruto tropical é considerado um verdadeiro tesouro nutricional.

Apesar do tamanho modesto, o murici concentra uma boa quantidade de nutrientes. Cerca de 4% de sua composição é formada por proteínas — mais do que o triplo da quantidade encontrada em frutas comuns como a banana, que tem aproximadamente 1,1 grama de proteína a cada 100 gramas.

LEIA TAMBÉM: Projeto de lei propõe permitir enterro de pets com donos no Cemitério Municipal de Maringá

Além disso, 100 gramas da polpa podem conter até 404 mg de vitamina C, valor quatro vezes mais do que a recomendação mínima diária para um adulto.

No corpo, a vitamina C fortalece o sistema imunológico, facilita a absorção de ferro, combate os radicais livres e protege as células envolvidas na produção de colágeno, contribuindo para a firmeza da pele.

murici-2
Foto: Freepik | Reprodução

“O murici também ajuda na prevenção de doenças, graças à sua composição rica em vitamina C, antioxidantes e outros compostos bioativos. Esses nutrientes ajudam a neutralizar os radicais livres e promovem uma microbiota intestinal saudável”, diz a nutricionista Gaby Esteves, da Clínica Ginelife, de São Paulo.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação