Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

Assembleia aprova projeto que amplia número de doenças diagnosticadas pelo teste do pezinho


Por GMC Poder Publicado 05/08/2025 às 19h13 Atualizado 07/08/2025 às 07h16
Ouvir: 00:00

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça-feira (5), em primeira votação, o projeto de lei (426/2023) que amplia o número de doenças diagnosticadas pelo teste do pezinho no Estado. O projeto é de autoria da deputada Maria Victoria (PP), com coautoria dos deputados Mabel Canto (PP), Ney Leprevost (União), Bazana (PSD), Professor Lemos (PT), Matheus Vermelho (PP), Evandro Araújo (PSD) e Batatinha (MDB).

svcWrPlCQmHA6Qtdd3uuyXI3kuf0zZyEgIo8Q0dH

Maria Victoria trabalha desde 2015 para aumentar o número de doenças diagnosticadas nos exames realizados no Paraná. Segundo ela, a alteração na legislação assegura a ampliação do teste do pezinho como política de Estado.

“Por determinação do governador Ratinho Junior e do secretário Beto Preto, o Paraná vem ampliando, de forma gradual, de sete para 37 o número de doenças diagnosticadas pelos testes realizados pela FEPE (Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional)”, explica.

“A atualização da lei garantirá que esse avanço seja perene. A meta é chegar, de forma organizada, a 50 doenças diagnosticadas, a exemplo do Distrito Federal”, acrescenta Maria Victoria.

A triagem neonatal, conhecida popularmente como teste do pezinho, é obrigatória e gratuita em todo o país. O teste é feito logo nos primeiros dias de vida da criança, com a coleta de gotas de sangue do calcanhar.

O projeto de lei 426/2023 adequa a legislação estadual (Política da Criança e do Adolescente no Estado do Paraná — Lei 19.173/2017) ao que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), expandindo o número de doenças detectadas nos primeiros dias nos bebês nascidos no Paraná.

Diagnóstico Precoce

O teste do pezinho é considerado uma das mais relevantes ferramentas de diagnóstico de doenças genéticas, metabólicas e infecciosas.

“O diagnóstico precoce é essencial para salvar vidas, evitar danos e sequelas, aumentar as chances de cura e assegurar uma melhor qualidade de vida às crianças e às suas famílias”, pontua Maria Victoria.

Projeto Piloto

A deputada recorda ainda que, em 2018, foi executado um projeto-piloto na gestão da governadora Cida Borghetti, ampliando de seis para onze o número de doenças diagnosticadas em testes realizados em Curitiba e Região Metropolitana. “Isso possibilitou que ao menos 19 crianças fossem salvas no período”, ressalta.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC Poder

Bastidores, notícias e análises do poderes. Um espaço mantido pela Redação do GMC Online e colaboradores.