Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de dezembro de 2025

Trombose: entenda o que é, os sintomas e como prevenir a condição


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 07/08/2025 às 19h41
Ouvir: 00:00

Pressionados pelos compromissos do dia a dia, muitas vezes não escutamos sinais do nosso próprio corpo. Dor, inchaço, vermelhidão, calor e rigidez podem ser indicativos de trombose. A condição acontece quando há a formação de um coágulo sanguíneo dentro do vaso, atrapalhando o fluxo normal do sangue.

Caso não seja tratada adequadamente, a trombose pode ser perigosa, levando a condições preocupantes, como embolia pulmonar, acidente vascular cerebral (AVC) e, em casos graves, até à morte. Dependendo de onde se forma o coágulo – também chamado de trombo –, a trombose pode ser venosa (na veia) ou arterial (na artéria).

LEIA TAMBÉM: Contorno Sul Metropolitano de Maringá: Ordem de serviço deve sair em até dois meses, diz Ricardo Barros

WhatsApp Image 2025-08-07 at 19.37.46
Foto: Freepik | Reprodução

Segundo o cirurgião vascular Ivan Benaduce Casella, além de ser o tipo mais comum da condição, a trombose venosa tem sintomas fáceis de identificar. “Os principais sinais são inchaço súbito em uma das pernas, que pode doer ou não, vermelhidão e veias superficiais dilatadas”, explica o membro da comissão de tromboembolismo venoso da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular de São Paulo (SBACV-SP).


Sintomas mais comuns da trombose

  • Dor e sensibilidade: a dor no local onde o coágulo se formou pode variar de leve a intensa, além de constante ou intermitente.
  • Inchaço: a área afetada pela trombose costuma ficar inchada.
  • Calor e vermelhidão: além de ficar quente e apresentar vermelhidão, a pele sobre o local da trombose pode ficar sensível ao toque.
  • Veias visíveis: as veias afetadas pela trombose podem ficar mais proeminentes.
  • Alterações na cor da pele: em alguns casos, a pele do local afetado pode ficar pálida, azulada ou avermelhada.
  • Sensação de peso: em algumas situações, a região afetada pode gerar uma sensação de peso ou pressão.
  • Rigidez muscular: a trombose pode causar rigidez muscular na área afetada.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação