Conheça o Zeus, cão de busca e resgate da região de Maringá, que está apto para atuar em operações reais
O cão Zeus, da raça Bloodhound e com apenas 1 ano e 7 meses de idade, foi recentemente certificado como cão de busca e resgate após concluir um curso intensivo realizado em Indaiatuba (SP), com a participação de representantes de mais de 20 estados. Com olfato extremamente apurado, Zeus é treinado para localizar pessoas desaparecidas por meio de odor específico e já está apto a atuar em operações reais.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Zeus vive em Paiçandu, cidade vizinha a Maringá, com o tutor e treinador Cleber Oliveira, que também é diretor do Canil Municipal de Ourinhos (SP), onde cuida de mais de 600 cães. Segundo Cleber, em entrevista ao Portal GMC Online, o cão veio ainda filhote de Porto Seguro, na Bahia, após o fechamento de um canil da Polícia Militar. Desde então, passou por treinamento intensivo e hoje integra o grupo GBR Brasil, especializado em busca e resgate.

“O Zeus não é apenas um pet. Ele tem uma função especial, é um cão de trabalho, um cão de resgate. Hoje, está apto para qualquer tipo de busca real”, afirma Cleber. O treinamento do Zeus é focado no método conhecido como Mantrailing, rastreamento baseado em odor individual. Para isso, o tutor coleta amostras do cheiro da pessoa desaparecida, geralmente de roupas ou objetos pessoais, e o cão segue a trilha deixada no ambiente.
Cleber conta que realiza os treinos pelo menos quatro vezes por semana em sua cidade, com o apoio dos filhos e de bombeiros voluntários. “A gente coleta o odor de um figurante e traça uma trilha de até um quilômetro. Depois de algum tempo, colocamos o Zeus para buscar. Ele trabalha com base no carinho, no vínculo, e não por recompensa de brinquedo ou comida, como outros cães de detecção.”
Além de Zeus, Cleber também treina o cão Feruz, outro filhote da raça Bloodhound, que está com três meses e se prepara para seguir o mesmo caminho. Em novembro, Feruz deve ser levado para Portugal, onde participará de operações e treinamentos. Cleber foi convidado, junto com a presidente do GBR Brasil, Ana Beatriz, para ministrar cursos sobre Mantrailing na Europa.

Bloodhound
A raça Bloodhound é reconhecida mundialmente por sua capacidade olfativa. “Ele não procura cadáveres ou entorpecentes, ele busca pessoas vivas, desaparecidas, com base no odor individual”, explica Cleber. Apesar de ainda não ter participado de uma busca real com final feliz, Zeus já foi acionado para uma ocorrência recente em Marília (SP), mas o corpo da vítima foi encontrado antes da chegada da equipe.
Segundo o tutor, o cão pertence oficialmente ao GBR Brasil, mas está sob sua responsabilidade vitalícia. “Zeus está cautelado em mim. Até na morte, ele é meu. Mas preciso de autorização do grupo para qualquer ação”, destaca.