Losartana: veja para que serve o remédio e quais os efeitos colaterais
Indicada para controlar a pressão alta, a losartana é um dos medicamentos mais procurados pelos brasileiros. Dados do Anuário Estatístico do Mercado Farmacêutico da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 2023, o mais recente disponível, revelaram que mais de 250 milhões de caixas do medicamento foram comercializadas no ano.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
O remédio está disponível no programa Farmácia Popular e, com receita médica, é possível retirar a losartana nas farmácias que fazem parte do programa.

Por dilatar os vasos sanguíneos e facilitar a circulação do sangue, a losartana também é um medicamento usado para tratar insuficiência cardíaca (enfraquecimento do coração) em alguns casos.
LEIA TAMBÉM: Jovem morto em acidente com caminhão em Maringá é identificado; ‘só vi a moto escorregando’, diz motorista
O que é hipertensão?
- A pressão alta, ou hipertensão arterial, ocorre quando há uma alta força exercida pelo sangue nas paredes dos vasos sanguíneos, quando ele é bombeado pelo coração.
- A medicina considera que há um quadro de pressão alta quando os valores ultrapassam os 140/90 mmHg (milímetros de mercúrio) ou 14 por 9.
- Tontura, falta de ar e dor de cabeça são sintomas comuns da pressão alta. No entanto, na maioria das vezes, a pessoa não apresenta indícios que acusem o problema e só o descobre quando o quadro é grave.
- Apesar de não ter cura na maioria das vezes, a hipertensão tem controle com medicamentos e a adoção de hábitos saudáveis.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
