18 de setembro de 2025

“Disposição não é a mesma, mas a vontade é maior”, diz pai aos 68 anos


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 10/08/2025 às 11h38
Ouvir: 02:05

Aos 68 anos, Paulo José Cunha viveu uma experiência que transformou sua forma de ver o mundo: tornou-se pai pela quinta vez. Jornalista aposentado e professor da Universidade de Brasília (UnB), ele já tinha quatro filhos adultos, mas foi com o nascimento de Augusto — ou Guto, como é carinhosamente chamado — que a rotina dele ganhou novo ritmo.

Hoje, aos 74 anos, Paulo acompanha de perto os passos do filho caçula, de apenas 6 anos. “Os desafios são diários. Meu filho é muito ativo. Tenho que estar alerta o tempo todo. Com certeza, estou mais ativo por causa dele”, conta.

image
Foto: Arquivo Pessoal | Reprodução

Com o aumento da expectativa de vida e a melhoria da qualidade da saúde masculina, a paternidade tardia vem se tornando mais comum. Ainda assim, homens que se tornam pais após os 60 anos costumam lidar com comentários indelicados, olhares de estranhamento e uma carga extra de autocrítica.

LEIA TAMBÉM: Com direito a Papai Noel, criança de Maringá comemora aniversário com festa de Natal em pleno agosto

“Muitas vezes, o preconceito vem do próprio homem. Ele pode se sentir deslocado ao ouvir: ‘Está com seu neto?’, ou diante de perguntas invasivas. Se ele mesmo não estiver confortável com essa escolha, se tiver cedido à pressão da parceira ou da sociedade, há risco de sofrimento emocional”, explica a psicóloga Valmari Cristina Aranha Toscano, da Comissão de Formação Gerontológica da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

CFM pede revogação de ato que permite aos enfermeiros prescrever antibióticos


O Conselho Federal de Medicina (CFM) solicitou a revogação imediata de um ato da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)…


O Conselho Federal de Medicina (CFM) solicitou a revogação imediata de um ato da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)…