Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Coloque isso no arroz e no feijão para reduzir picos de glicose e diminuir gases


Por Redação GMC Online Publicado 13/08/2025 às 09h48
Ouvir: 00:00

A tradicional combinação de arroz com feijão, indispensável na alimentação do brasileiro, pode se tornar ainda mais saudável com ajustes simples no preparo. Ao incluir ingredientes naturais e adotar técnicas que preservam o sabor original, é possível controlar os picos de glicose no sangue, melhorar a digestão e reduzir gases e inchaços, garantindo uma refeição nutritiva e equilibrada.

ARROZ E FEIJÃO
A clássica combinação de arroz com feijão, tão presente no dia a dia do brasileiro, pode ficar ainda mais saudável com alguns ingredientes simples e naturais. Foto: Pixabay

O que colocar no feijão para reduzir gases e melhorar a digestão

Um dos truques mais eficazes para deixar o feijão menos indigesto é usar a folha de louro. Segundo a nutricionista e psicóloga Cibele Santos, a erva tem mais do que um papel aromático. “Além de enriquecer o sabor, a folha de louro é conhecida por ajudar na digestão. Ela pode suavizar o efeito do feijão no nosso estômago, tornando a refeição mais amigável.”

A folha também contém eugenol, um composto natural com propriedades anti-inflamatórias. “Ele pode até ajudar a aliviar preocupações comuns como inchaço e gases”, explica a profissional. E o melhor: além dos benefícios digestivos, o tempero realça o sabor do preparo, “fazendo com que cada prato se torne uma experiência com sabor único”, diz Cibele.

Para turbinar ainda mais a receita, ela sugere: “Experimente misturar outras especiarias como cominho, pimenta-do-reino e alho. O toque de cebola e um pouquinho de pimentão também podem transformar seu feijão em um prato irresistível.”

O que adicionar no arroz para evitar picos de glicose

Apesar de estar entre os alimentos mais consumidos do Brasil, o arroz branco tem alto índice glicêmico, ou seja, pode elevar rapidamente os níveis de açúcar no sangue. Mas isso pode ser evitado com a adição de ingredientes ricos em fibras, como explica a nutricionista Dani Borges.

“Uma das ações que mais abaixa a velocidade de absorção do alimento, que é o índice glicêmico, que é esse pico de glicose, é comer fibras”, afirma Dani.

A especialista recomenda acrescentar chia no arroz para melhorar o controle glicêmico e aumentar a saciedade. As sementes são fontes naturais de fibras e contribuem para o bom funcionamento intestinal e cardiovascular. Além disso, Dani orienta substituir o arroz branco pelo arroz integral, sempre que possível, por ser mais nutritivo.

Ela reforça a importância de uma refeição balanceada: “Manter a glicose alta de forma crônica leva à resistência à insulina, o que aumenta o risco de diabetes tipo 2”. E completa: “Causa inflamação e danos nos vasos sanguíneos.”

Com informações do Metrópoles, parceiro do GMC Online

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Três vítimas em menos de 24h em SP: duas mulheres são mortas pelos maridos e outra é agredida


Duas mulheres foram mortas e uma foi agredida por atuais e ex-companheiros em 24h neste fim de semana na Grande…


Duas mulheres foram mortas e uma foi agredida por atuais e ex-companheiros em 24h neste fim de semana na Grande…

Geral

Pipas na pista fecham Aeroporto de Congonhas e fazem avião arremeter


O Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, suspendeu pousos e decolagens na tarde deste domingo, 7, por…


O Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, suspendeu pousos e decolagens na tarde deste domingo, 7, por…

Geral

Trio encapuzado rouba arsenal de empresa de segurança na zona sul de SP


Um trio encapuzado roubou neste domingo, 7, o arsenal de armas de fogo de uma empresa de segurança no Capão…


Um trio encapuzado roubou neste domingo, 7, o arsenal de armas de fogo de uma empresa de segurança no Capão…