Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de dezembro de 2025

EUA aprova primeiro colírio que substitui óculos e corrige a visão


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 14/08/2025 às 09h58
Ouvir: 00:00

O tratamento da presbiopia, condição comum que afeta a visão de pessoas após os 40, acaba de ganhar uma nova alternativa nos Estados Unidos. Em 31 de julho, a Food and Drug Administration (FDA) aprovou o uso da solução oftálmica VIZZ, desenvolvida pela biofarmacêutica LENZ Therapeutics. A medicação é a primeira baseada em aceclidina a receber aval da agência para essa indicação.

homem-bonito-usando-colirio-close-up
Foto: Freepik

A presbiopia ocorre devido à perda gradual da elasticidade do cristalino, lente natural do olho responsável pelo foco. Isso dificulta a leitura de textos próximos, o uso de celulares e outras atividades cotidianas. Até agora, as soluções mais comuns eram óculos de leitura, lentes multifocais ou cirurgias. A VIZZ oferece uma abordagem não invasiva e temporária para restaurar a visão de perto.

O princípio ativo, aceclidina 1,44%, é um miótico seletivo — uma substância que contrai o esfíncter da íris, diminuindo o tamanho da pupila. Esse efeito, conhecido como “pinhole” (ou buraco de agulha), aumenta a profundidade de foco, permitindo que a pessoa enxergue melhor de perto sem prejudicar a visão de longe.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Brasil tem a maior queda em número de nascimentos em mais de três décadas


O Brasil registrou uma queda expressiva no número de nascimentos no ano passado, segundo revelam novos números do Registro Civil…


O Brasil registrou uma queda expressiva no número de nascimentos no ano passado, segundo revelam novos números do Registro Civil…