Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Gorduras do bem: médico revela os alimentos que protegem o coração


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 17/08/2025 às 14h05
Ouvir: 00:00
Hand cupping stethoscope health concept
Hand cupping stethoscope health concept

Muita gente não sabe, mas existem gorduras que podem fazer bem à saúde cardiovascular. São os ácidos graxos insaturados, que atuam no organismo elevando o colesterol HDL, o chamado colesterol “bom”, e diminuindo o LDL, conhecido como colesterol “ruim”.

Entenda

  • O colesterol LDL (“ruim”) favorece o acúmulo de gordura nas paredes das artérias, formando placas que estreitam ou obstruem o fluxo sanguíneo;
  • Esse processo aumenta o risco de doenças como infarto, AVC, aneurisma e derrames, por exemplo;
  • Em contraposição, o colesterol HDL (“bom”) controla o excesso do LDL no organismo. Para isso, ele remove o colesterol “ruim” das artérias, levando-o de volta para o fígado, onde é metabolizado e, consequentemente, eliminado do corpo;
  • Com isso, o colesterol HDL previne a formação de placas de gordura nas artérias. Também possui ação anti-inflamatória e antioxidante, protegendo as artérias contra lesões e inflamações.

Popularmente conhecidos como “gorduras do bem”, os ácidos graxos insaturados contribuem para a proteção dos vasos sanguíneos e o bom funcionamento da circulação.

“Além de melhorar o perfil lipídico, os ácidos graxos insaturados possuem ação anti-inflamatória, reduzindo processos que comprometem a saúde vascular”, revela  o cirurgião vascular Herik Oliveira à coluna Claudia Meireles.

Alimentação é protagonista na proteção cardiovascular

Segundo o especialista, uma boa forma de aumentar as gorduras boas no corpo é incluir na dieta alimentos ricos em ômega 3 como abacate, nozes, sementes, azeite de oliva, e peixes como salmão e sardinha, por exemplo.

Além disso, o médico também recomenda aumentar o consumo de fibras e minerais para melhorar ainda mais a circulação sanguínea. Confira a seguir:

  • Frutas cítricas, como laranja, limão, acerola;
  • Alimentos antioxidantes, a exemplo de frutas vermelhas, chá verde, alho, cebola e gengibre;
  • Folhas verdes (espinafre e couve): fontes de nitratos naturais que se transformam em óxido nítrico, promovendo a vasodilatação e melhorando o fluxo sanguíneo.

O especialista alerta ainda para os riscos do consumo excessivo de gorduras saturadas e trans, encontradas em produtos industrializados, frituras e carnes gordurosas. “Elas prejudicam o organismo ao elevar o colesterol ‘ruim’ e aumentar a chance de doenças cardiovasculares”, explica. Ele recomenda evitar também o excesso de açúcar e bebida alcoólica.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

‘Reafirmo minha obediência à Arquidiocese’, diz padre Júlio Lancellotti após veto às redes


“Reafirmo minha pertença e obediência à Arquidiocese de São Paulo”, afirmou o padre Júlio Lancelotti ao comentar sobre não poder…


“Reafirmo minha pertença e obediência à Arquidiocese de São Paulo”, afirmou o padre Júlio Lancelotti ao comentar sobre não poder…

Geral

Mulher que teve pernas amputadas após ser atropelada e arrastada passará por nova cirurgia


Internada há mais de duas semanas, Tainara Souza Santos, de 31 anos, terá de passar por uma nova cirurgia de…


Internada há mais de duas semanas, Tainara Souza Santos, de 31 anos, terá de passar por uma nova cirurgia de…