Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Jeferson Tenório denuncia censura após ter perfil com 80 mil seguidores desativado no Instagram


Por Agência Estado Publicado 23/08/2025 às 16h16 Atualizado 25/08/2025 às 10h34
Ouvir: 00:00
1701803651656f768311e88_1701803651_3x2_rt
Foto: Reprodução

O escritor Jeferson Tenório acusa a Meta, empresa que administra o Instagram, de censura. O autor teve o perfil com mais de 80 mil seguidores banido da rede social – segundo ele, sem qualquer explicação. Tenório atribui a desativação de seu perfil a um movimento mais amplo de repressão a personalidades progressistas na internet.

O Estadão questionou a Meta sobre o motivo do banimento. Também perguntou se há algum critério ideológico na moderação das contas. E deixou espaço aberto para manifestação.

A Companhia das Letras, que publica os livros do autor, divulgou uma nota de repúdio nas redes sociais. A editora afirmou que a exclusão do perfil de Tenório “parece ser uma tentativa de silenciamento”.

Autor dos livros O Avesso da Pele, Estela sem Deus e De Onde Eles Vêm, Tenório vem denunciando o caso em um novo perfil. A conta reserva tem 7,6 mil seguidores.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o escritor afirma que tentou entrar em contato com a Meta, mas não conseguiu informações. Ele está há mais de um mês sem acesso ao perfil, mas só trouxe o caso a público nesta semana.

“No primeiro momento, achei que a minha conta havia sido hackeada, mas depois veio a confirmação de que o meu perfil foi banido pela empresa Meta sob alegação de que não se enquadrava nas diretrizes da plataforma”, narrou Tenório.

O escritório FFM Advogados, que representa o autor, informou que vai acionar a Meta judicialmente.

“Vamos adotar todas as medidas cabíveis para responsabilizar a empresa, uma vez que a exclusão arbitrária reduz drasticamente o alcance do trabalho de Tenório, prejudicando sua atuação como escritor, educador e figura pública. Trata-se de uma grave violação à liberdade de expressão e ao direito à comunicação”, informou, em nota, o escritório.
‘É impossível escrever um livro sem material biográfico’, diz Jeferson Tenório

Não é a primeira vez que o autor denuncia censura. Em 2021, O Avesso da Pele, romance vencedor do Prêmio Jabuti, foi recolhido de escolas do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Goiás.

A obra faz parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). As instituições de ensino alegaram que havia “expressões impróprias” para menores de 18 anos.

Decisões da Justiça obrigaram as escolas a colocar o livro de volta na grade.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Os Rolling Stones desistem de turnê em 2026, diz revista; saiba motivo


Os Rolling Stones teriam acabado com os planos de realizar uma turnê pela Europa em 2026. A informação foi confirmada…


Os Rolling Stones teriam acabado com os planos de realizar uma turnê pela Europa em 2026. A informação foi confirmada…

GMC+

Angelina Jolie revela cicatrizes de mastectomia preventiva para alertar mulheres


A atriz Angelina Jolie mostrou suas cicatrizes de mastectomia dupla em um ensaio fotográfico para a revista Time França, na…


A atriz Angelina Jolie mostrou suas cicatrizes de mastectomia dupla em um ensaio fotográfico para a revista Time França, na…

GMC+

Pai de Isabel Veloso desabafa nas redes sobre saúde da filha: ‘angústia tenta dominar’


Joelson Veloso, pai de Isabel Veloso, usou as redes sociais nesta terça-feira, 16, para desabafar sobre o estado de saúde…


Joelson Veloso, pai de Isabel Veloso, usou as redes sociais nesta terça-feira, 16, para desabafar sobre o estado de saúde…