Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Mãe superdotada descobre que os dois filhos têm altas habilidades


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 23/08/2025 às 22h06
Ouvir: 00:00

Eduardo Vilela, de 11 anos, e Helena, de 9, foram diagnosticados com superdotação ainda na primeira infância. O primogênito teve a presença de altas habilidades identificada aos 3 anos; a caçula, aos 5. Desde então, a rotina da família passou a girar em torno de estímulos constantes, jogos estratégicos e acompanhamento emocional para lidar com a intensidade e a curiosidade sem fim das crianças.

“O emocional é o mais desafiador. São crianças intensas, que têm demandas muito altas, precisam de muitos estímulos e nunca estão satisfeitas com respostas rasas”, relata a mãe, Lívia Vilela, que também é superdotada.

O cenário dos irmãos reflete uma realidade crescente no país. De acordo com o Censo Escolar 2024, divulgado pelo Inep, o Brasil conta com 44.171 crianças e adolescentes superdotados matriculados na educação básica, um aumento em relação ao ano anterior, quando eram 38.019.

LEIA TAMBÉM: Atletas de Maringá conquistam dois ouros e um bronze no Pan Júnior 2025

image
Foto: Reprodução

Muitas vezes, as altas habilidades passam despercebidas, já que os sinais podem ser confundidos com transtorno do espectro autista (TEA) ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

A neuropsicóloga Sandra Schewinsky, do Hospital Sírio-Libanês, explica que o diagnóstico de superdotação não se resume a um teste de QI. “É um processo multifatorial, que envolve avaliação cognitiva, criatividade, habilidades sociais, engajamento e aspectos emocionais”, afirma.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

‘Estamos desesperados’, diz dono de restaurante em Pinheiros que está sem luz há dias


Apesar de a concessionária de energia Enel afirmar já ter normalizado o serviço na Grande São Paulo, paulistanos seguem reclamando…


Apesar de a concessionária de energia Enel afirmar já ter normalizado o serviço na Grande São Paulo, paulistanos seguem reclamando…

Geral

Com alerta de chuva intensa, Aneel determina reforço em plano de distribuidoras de SP e RJ


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou às distribuidoras de eletricidade que atuam nos Estados de São Paulo e…


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou às distribuidoras de eletricidade que atuam nos Estados de São Paulo e…