Ranking: Maringá é a 7ª cidade mais competitiva do Brasil; veja a lista
Maringá é a sétima cidade mais competitiva do Brasil e a segunda do Paraná, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios, divulgado nesta quarta-feira, 27. No Paraná, Maringá ficou atrás apenas de Curitiba (a 5ª colocada no ranking nacional).

Os pilares e indicadores nos quais Maringá mais se destacou foram “funcionamento da máquina pública” e “saneamento” (ambas na 7ª posição), “sociedade” (8ª) e “qualidade da educação” (14ª) – a Cidade Canção somou nota de 59.71, o que fez com ganhasse duas posições em relação ao ranking anterior.
O Ranking de Competitividade dos Municípios é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões. A primeira dimensão abordada neste estudo, Instituições, é composta por dois pilares: Sustentabilidade fiscal e Funcionamento da máquina pública. A segunda dimensão em análise, Sociedade, é composta por sete pilares: Acesso à saúde, Qualidade da saúde, Acesso à educação, Qualidade da educação, Segurança, Saneamento e, por fim, Meio ambiente. Por último, a terceira dimensão em estudo, Economia, é composta por quatro pilares: Inserção econômica, Inovação e dinamismo econômico, Capital humano e Telecomunicações.
O levantamento é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a consultoria Tendências, a Gove e a Seall.
Veja o desempenho de Maringá nos 13 pilares avaliados

A primeira colocada entre os municípios foi Florianópolis, com 62.47 de nota. Clique aqui e veja detalhes do ranking de competitividade dos municípios.

Paraná
O Paraná é o terceiro Estado mais competitivo do Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, com nota 71,6. Esse é o quarto ano consecutivo dessa marca, alcançada em 2022, o que mostra consistência das políticas públicas implementadas nos últimos anos. São Paulo é o primeiro (81) e Santa Catarina o segundo (79,6).
Os principais destaques do novo estudo são os saltos em educação, do 5º para o 4º lugar, com liderança no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no indicador geral desse pilar; a evolução de uma posição em inovação, com salto grande na concessão de bolsas de mestrado e doutorado, também do 5º para o 4º lugar, e solidez fiscal das contas públicas, do 8º para o 6º lugar.
Outros destaques são a vice-liderança em sustentabilidade ambiental, confirmando o protagonismo verde do Paraná no Brasil, com liderança em transparência das ações de combate ao desmatamento, o 3º lugar em eficiência da máquina pública, o 4º lugar em capital humano, métrica que envolve mercado de trabalho, e o 5º lugar em sustentabilidade social, que engloba indicadores da saúde, desigualdade de renda e moradias.
Veja o Ranking de Competitividade dos Estados

Com informações da AEN
