Gato-do-mato raro é resgatado em plantação
Um filhote de gato-do-mato-pequeno melânico — considerado extremamente raro — foi encontrado na segunda-feira, 26, por bananicultor no bairro Santa Luzia, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. O homem caminhava pela plantação quando se deparou com o animal caído no chão. Sem sinal da mãe por perto, ele acionou a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), que fez o resgate.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.

“Este senhor estava andando em meio à sua plantação quando encontrou o filhotinho no chão. Ele olhou para os lados para ver se encontrava a mãe do animal. Como não encontrou, entrou em contato conosco”, contou o biólogo Christian Raboch, responsável, responsável pelo programa de resgate de fauna da Fujama.

“Justamente por ser melânico, torna esta espécie muito mais rara. Aliás, é um dos animais mais raros já resgatados em Jaraguá do Sul”, destacou Raboch.
O filhote foi encaminhado a uma clínica veterinária para avaliação. De acordo com o biólogo, ele apresentava sinais de desnutrição e anemia. “Na clínica ele foi submetido à alimentação adequada e está em ambiente com temperatura controlada. A ideia é estabilizar o animal e, depois, encaminhá-lo para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS) em Florianópolis”, explicou.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
