Local da Virada Cultural 2025 em Maringá é definido após votação com quase 3 mil participantes; veja onde será
A edição 2025 da Virada Cultural de Maringá já tem local definido, a Vila Olímpica, na Zona 7. A escolha foi feita por meio de uma consulta pública online, encerrada na manhã desta segunda-feira, 1º, e que contou com 2,8 mil votos válidos. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Cultura, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam).
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Segundo o secretário de Cultura, Tiago Valenciano, esta foi a primeira vez na história do município que a população foi convidada a participar diretamente da definição do local de um evento cultural de grande porte. “A consulta foi um sucesso. A escolha democrática fortalece o envolvimento da comunidade com a programação cultural da cidade”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Adolescente sofre acidente ao pular de corda em córrego de Maringá
Ao todo, quatro espaços estavam na disputa. A opção da Vila Olímpica recebeu 72% dos votos, superando o segundo colocado, o Parque de Exposições, que ficou com 12%. As demais opções foram a Praça Raposo Tavares e o Parque Alfredo Nyffeler (Buracão), com percentuais menores.

A Virada Cultural 2025 será realizada nos dias 15 e 16 de novembro, final de semana que inclui o feriado da Proclamação da República. A programação completa será divulgada nas próximas semanas, mas já estão previstas duas atrações nacionais, uma no sábado e outra no domingo, além de dezenas de apresentações com artistas locais selecionados por edital. O edital para artistas maringaenses teve número recorde de inscrições, com 115 propostas recebidas. O valor destinado aos artistas locais nesta edição será de aproximadamente R$ 48 mil.
LEIA TAMBÉM: Casal é morto a tiros nesta madrugada em cidade da região
A Virada Cultural deste ano será realizada em um período estratégico, entre dois eventos tradicionais do calendário cultural maringaense: a Semana do Hip Hop e o Festival Afro. Segundo a Secretaria de Cultura, a ideia é promover a integração entre as programações e ampliar a diversidade de atrações oferecidas ao público.
