Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de dezembro de 2025

Construção de nova fábrica de R$ 25 bilhões em cidade de 8,7 mil habitantes vai gerar 14 mil empregos


Por Redação GMC Online Publicado 16/09/2025 às 08h37
Ouvir: 00:00

O município de Inocência (MS), com pouco mais de 8,7 mil habitantes, está prestes a viver uma verdadeira revolução econômica. A cidade foi escolhida para sediar o Projeto Sucuriú, da empresa chilena Arauco, que prevê a construção de uma fábrica de celulose com investimento superior a R$ 25 bilhões. O empreendimento é considerado o maior projeto de produção de celulose do mundo em etapa única.

image
Foto: Divulgação

Cronograma da obra: quando a fábrica vai começar a operar

A pedra fundamental foi lançada em abril deste ano, e o início das operações está previsto para o final de 2027. A planta terá capacidade anual de 3,5 milhões de toneladas de celulose, consolidando Inocência como parte do chamado Vale da Celulose.

Geração de empregos e impacto econômico

Durante o pico da construção, a obra deve gerar 14 mil empregos diretos. Após a inauguração, outros 6 mil postos de trabalho permanentes serão criados, movimentando setores como indústria, logística, transporte e florestas plantadas.

Além disso, a fábrica contará com 400 mil hectares de eucaliptos destinados à produção e vai produzir 400 megawatts (MW) de energia limpa, o suficiente para abastecer uma cidade de 800 mil habitantes. Parte dessa energia será usada internamente, e o excedente será integrado ao sistema nacional.

image
Foto: Divulgação

Por que Inocência foi escolhida para receber a fábrica

A localização estratégica foi decisiva: no Mato Grosso do Sul, o eucalipto atinge ponto de corte em sete anos, quase a metade do tempo necessário no Chile. Esse fator torna a região altamente competitiva no setor florestal e de celulose.

O futuro de Inocência

Com a chegada da megafábrica, Inocência deve passar por uma transformação histórica. Além dos empregos, o investimento promete atrair novos negócios, impulsionar o comércio local, fortalecer a infraestrutura e colocar a cidade no mapa dos maiores empreendimentos industriais do planeta.

image
Lançamento da pedra fundamental. Foto: Saul Schramm

Sobre o município

O município de Inocência (MS) teve origem em 1947, quando proprietários de fazendas de gado decidiram fundar um povoado para facilitar a comunicação e a comercialização com outros núcleos urbanos. As terras da Fazenda Bocaina foram adquiridas por Alexandre Batista Garcia, Pedro Vilela Valadão e Raul Rached, que promoveram o loteamento e deram início às vendas.

O povoado recebeu o nome de Bacaina, mais tarde alterado para Inocência, sendo elevado à categoria de município pela Lei nº 1.129, de 17 de novembro de 1958, com emancipação política celebrada em 4 de abril. Com área territorial de 5.776,26 km², o município representa 1,62% do estado do Mato Grosso do Sul e possui sede a 502 metros de altitude, a cerca de 294 km da capital.

Com assessorias

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Universidade concede diploma póstumo a estudante de medicina morto por policial militar


A Universidade Anhembi-Morumbi concedeu um diploma póstumo ao estudante de Medicina Marco Aurélio Cardenas Acosta, que foi morto por um…


A Universidade Anhembi-Morumbi concedeu um diploma póstumo ao estudante de Medicina Marco Aurélio Cardenas Acosta, que foi morto por um…

Geral

Shopping em São Paulo tem espaço especial para pessoas com autismo encontrarem o Papai Noel


Pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) podem apresentar maior sensibilidade a estímulos sonoros, luminosos e à agitação dos ambientes….


Pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) podem apresentar maior sensibilidade a estímulos sonoros, luminosos e à agitação dos ambientes….

Geral

Mulher é agredida com tacho durante discussão com amigo no interior de SP e desmaia na rua


Uma mulher de 41 anos foi agredida na rua com um tacho durante uma discussão com um amigo em Várzea…


Uma mulher de 41 anos foi agredida na rua com um tacho durante uma discussão com um amigo em Várzea…