Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

11 de dezembro de 2025

Lutador maringaense terá Maurício Shogun como treinador em evento de MMA na Suíça


Por Felippe Gabriel Publicado 17/09/2025 às 17h54
Ouvir: 00:00

O maringaense André Luiz de Oliveira Miguel, de 40 anos, conhecido como André Tio Xico, será o representante brasileiro no Shogun Fighting Championship, evento de MMA que será realizado neste sábado, 20, na Arena St. Jakobshalle, na Basileia, Suíça.

O evento faz uma homenagem a Maurício Shogun, ex-campeão do UFC. Nascido em Curitiba, Shogun tem grande relação com Maringá, onde pôde conhecer André e construir uma parceria de anos no universo da luta. 

No próximo fim de semana, na Suíça, os dois vão inverter os papéis: o personal de luta André será o competidor, enquanto o ex-lutador Shogun será o treinador.

felippe
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O maringaense vai encarar Edis Bayraktar, lutador alemão de 27 anos e 1,94m de altura, que tem computado apenas um duelo na carreira e uma vitória. Com ampla experiência em eventos de luta, André já participou de 19 duelos, com 13 vitórias – sendo sete por nocaute – e 6 derrotas.

— Não conheço meu adversário. Sei que é um cara muito forte, muito alto e está no auge da idade. Mas tenho bastante experiência em lutas, vou dar o meu melhor nessa luta e, se Deus quiser, sair com a vitória para o Brasil. A expectativa é muito boa. Apesar da minha idade, quero chegar a disputar o cinturão do evento — disse André.

andre_tioxico_1753224689_3682638070445762206_4548092723
Foto: Divulgação

Tio Xico e Shogun partiram em viagem à Europa nesta segunda-feira, 15. Os dois estão em preparação para o evento há três meses, com duas sessões de treinamento por dia, de uma hora e meia cada, além do aperfeiçoamento físico. Durante esta semana, André vai focar em perder peso para estar apto na pesagem que acontece na sexta-feira, 19. O duelo contra Bayraktar acontece no sábado à noite (horário local).

‘Sonho realizado’

Com uma vida dedicada à luta, André é especialista em diversas artes marciais. O maringaense iniciou no karatê aos seis anos de idade e estreou como profissional no MMA aos 23, em 2008. No caminho, se tornou faixa preta no kickboxing, grau preto no muay thai e faixa marrom no jiu-jitsu.

O apelido também apareceu graças à luta e permanece o mesmo desde os 18 anos de idade. Na época, André foi perguntado em um evento se tinha um apelido para ser apresentado. Com a negativa e estando com o cabelo raspado, seu antigo mestre viu semelhança com o personagem Tio Chico, do seriado “Família Addams”, e assim ficou definido.

A trajetória de Tio Xico rendeu uma amizade de quase dez anos com Maurício Shogun. André se tornou personal de luta do ex-campeão, auxiliando nos treinos e nutrindo a parceria nos eventos de MMA.

— É Interessante que os papéis se inverteram. Sábado ele ficará como meu treinador no corner. Mais um sonho realizado — revela o maringaense.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Palmeiras e 4 clubes rebatem críticas ao piso sintético: ‘Narrativas que distorcem a realidade’


As críticas à utilização do gramado sintético, que ganharam força na última semana, tiveram uma resposta nesta quinta-feira. O Palmeiras,…


As críticas à utilização do gramado sintético, que ganharam força na última semana, tiveram uma resposta nesta quinta-feira. O Palmeiras,…

Esportes

Corinthians só perdeu uma vez decidindo vaga na final da Copa do Brasil em casa


A vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, em Belo Horizonte, deixou o Corinthians com um pé na final…


A vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, em Belo Horizonte, deixou o Corinthians com um pé na final…

Esportes

‘Dança das cadeiras’ ganha força após fim do Brasileirão com demissão de Léo Condé no Ceará


O Campeonato Brasileiro de 2025 acabou, mas a dança das cadeiras envolvendo os treinadores das Séries A e B continua…


O Campeonato Brasileiro de 2025 acabou, mas a dança das cadeiras envolvendo os treinadores das Séries A e B continua…