Chá anti-inflamatório alivia problemas digestivos e melhora microbiota
Versátil e refrescante, a hortelã-pimenta (Mentha piperita) é um ingrediente bastante utilizado no preparo de sucos, saladas e até doces. Um dos seus principais modos de consumo é na forma de chá. A infusão traz diversos benefícios e pode aliviar problemas digestivos, como inchaços, gases e náuseas, além de equilibrar a microbiota intestinal.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Por meio de seus compostos bioativos, como vitaminas A, B6, C, E e K, e minerais como cálcio, ferro, fósforo e potássio, o chá de hortelã possui propriedades anti-inflamatórias, digestivas, antimicrobianas e calmantes, o que ajuda o organismo a desempenhar funções essenciais.
LEIA TAMBÉM: Orçamento da Câmara de Maringá terá aumento de 40% em 2026

Além de ter um alto valor nutricional, a bebida ainda é pouco calórica. “Por ser fonte de antioxidantes, ácido fólico e fibras, o chá de hortelã contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e oferece diversos benefícios à saúde”, explica a nutricionista Larissa Mazocco, professora do curso de nutrição do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).
Especialistas recomendam que a infusão deve ser preparada com folhas frescas ou secas. A receita mantém a concentração de óleos essenciais e compostos bioativos elevada e preserva suas propriedades medicinais.
A nutricionista Natália Garcia ensina que a prioridade sempre deve ser consumir a infusão realizada diretamente com as folhas de hortelã, evitando chás “de saquinho”.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
