Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

BC chinês sinaliza intensificação de ajustes monetários com demanda fraca e cenário externo


Por Agência Estado Publicado 26/09/2025 às 11h45
Ouvir: 00:00

O Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) sinalizou que deve intensificar os ajustes de política monetária nos próximos meses, em meio a um ambiente externo “mais complexo e severo” e a desafios domésticos como demanda insuficiente e preços em níveis baixos. Em comunicado após a reunião trimestral de seu Comitê de Política Monetária, o banco central chinês afirmou que seguirá com uma postura “moderadamente acomodatícia”, reforçando o papel “anticíclico” de suas medidas.

O PBoC destacou que vai fortalecer a orientação da taxa de juros de política do banco central e aperfeiçoar os mecanismos de formação de juros de mercado, com o objetivo de reduzir custos de financiamento e melhorar a eficiência na transmissão da política monetária.

O texto também informou que o banco vai “prestar atenção às mudanças nos rendimentos de longo prazo do mercado de títulos”, avaliando a evolução do setor sob uma ótica “macroprudencial”.

Segundo o comunicado, a autoridade monetária pretende aumentar o apoio à estabilização do comércio exterior, em um contexto de maiores barreiras globais e de desaceleração no crescimento das principais economias.

A instituição reiterou ainda que manterá a liquidez “razoavelmente ampla” e orientará os bancos a expandirem o crédito, alinhando a oferta de financiamento ao ritmo da atividade econômica e às metas de preços.

O PBoC acrescentou que seguirá apoiando setores estratégicos, como inovação tecnológica, pequenas e médias empresas e o mercado imobiliário, além de reforçar medidas para garantir estabilidade no câmbio, com a taxa do yuan permanecendo “basicamente estável em nível razoável e equilibrado”.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

BCE/Cipollone: Banco prevê lançamento do euro digital em 2029 e piloto para 2027


O membro da diretoria executiva do Banco Central Europeu (BCE), Piero Cipollone, detalhou neste sábado o cronograma para a implementação…


O membro da diretoria executiva do Banco Central Europeu (BCE), Piero Cipollone, detalhou neste sábado o cronograma para a implementação…

Economia

Neurotech: procura por crédito cresce 12% em outubro/setembro e tem alta interanual de 10,50%


A busca por financiamento no Brasil cresceu em outubro, conforme o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC). A demanda…


A busca por financiamento no Brasil cresceu em outubro, conforme o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC). A demanda…