Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

O que colocar no arroz e no feijão para reduzir inchaço, gases e açúcar no sangue


Por Redação GMC Online Publicado 01/10/2025 às 13h40
Ouvir: 00:00

O feijão é conhecido por causar desconfortos intestinais em algumas pessoas, mas um truque simples pode fazer toda a diferença: adicionar folha de louro ao preparo. Segundo a nutricionista e psicóloga Cibele Santos, a erva vai muito além do aroma.

“Além de enriquecer o sabor, a folha de louro é conhecida por ajudar na digestão. Ela pode suavizar o efeito do feijão no nosso estômago, tornando a refeição mais amigável.”

A folha também contém eugenol, um composto natural com ação anti-inflamatória. “Ele pode até ajudar a aliviar preocupações comuns como inchaço e gases”, explica a especialista.

Outro benefício é que o louro intensifica o sabor da receita, tornando o prato ainda mais prazeroso. Como recomenda Cibele: “Fazendo com que cada prato se torne uma experiência com sabor único”.

Para deixar o feijão ainda mais nutritivo e saboroso, a nutricionista sugere incrementar o preparo com outras especiarias. “Experimente misturar outras especiarias como cominho, pimenta-do-reino e alho. O toque de cebola e um pouquinho de pimentão também podem transformar seu feijão em um prato irresistível.”

ARROZ E FEIJÃO
A clássica combinação de arroz com feijão, tão presente no dia a dia do brasileiro, pode ficar ainda mais saudável com alguns ingredientes simples e naturais. Foto: Pixabay

O que adicionar no arroz para evitar picos de glicose

O arroz branco é um dos alimentos mais consumidos no Brasil, mas possui alto índice glicêmico, o que significa que pode elevar rapidamente os níveis de açúcar no sangue. A boa notícia é que, com alguns ajustes, é possível reduzir esse efeito.

A nutricionista Dani Borges destaca que o segredo está na inclusão de fibras. “Uma das ações que mais abaixa a velocidade de absorção do alimento, que é o índice glicêmico, que é esse pico de glicose, é comer fibras.”

Uma das estratégias mais eficazes é acrescentar chia no arroz, já que a semente é rica em fibras e ajuda no controle glicêmico, além de aumentar a sensação de saciedade. O consumo regular também favorece o bom funcionamento do intestino e do coração.

Dani reforça a importância de substituir o arroz branco pelo integral sempre que possível, pois o arroz integral é mais nutritivo e promove benefícios extras à saúde.

E alerta: “Manter a glicose alta de forma crônica leva à resistência à insulina, o que aumenta o risco de diabetes tipo 2”. A especialista ainda completa: “Causa inflamação e danos nos vasos sanguíneos.”

Receita funcional: arroz com feijão saudável e cheio de benefícios. Você nunca mais vai preparar arroz com feijão do mesmo jeito depois desta dica

Pequenas mudanças podem transformar o trivial arroz com feijão em uma refeição funcional, nutritiva e poderosa. O louro no feijão ajuda na digestão e reduz gases, enquanto a chia no arroz auxilia no controle da glicose e melhora a saúde intestinal e cardiovascular.

Essas práticas simples tornam a combinação ainda mais saudável, sem abrir mão do sabor. Afinal, comer bem não significa complicar, mas sim aproveitar ao máximo os benefícios dos alimentos do dia a dia.

Com informações do Metrópoles, parceiro do GMC Online

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Fuvest: reflexão sobre perdão é tema da redação da 2ª fase


O perdão foi o tema da redação da segunda fase do vestibular da Fuvest, principal porta de entrada para a…


O perdão foi o tema da redação da segunda fase do vestibular da Fuvest, principal porta de entrada para a…

Geral

MME sobe o tom contra Enel e diz que não tolerará falhas reiteradas e interrupções prolongadas


O governo federal subiu o tom contra a distribuidora de energia elétrica Enel São Paulo, que atende a capital paulista…


O governo federal subiu o tom contra a distribuidora de energia elétrica Enel São Paulo, que atende a capital paulista…