Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Marcopolo fecha parceria com a Volvo e retoma operação comercial na Europa


Por Agência Estado Publicado 03/10/2025 às 14h52
Ouvir: 00:00

A Marcopolo, fabricante de carrocerias de ônibus, anunciou uma parceria estratégica com a Volvo Buses para a comercialização de ônibus completos nos mercados da França e da Itália. Segundo a companhia, a iniciativa representa um passo decisivo na retomada das operações comerciais da empresa na Europa, com produtos adaptados às normas e exigências locais.

A Marcopolo fabricará uma versão europeia do modelo rodoviário Paradiso G8 1200, equipado com o chassi Volvo B13R, nas configurações 4×2 e 6×2, com variações conforme as necessidades dos operadores locais. A Volvo Buses atuará como contratante principal, assegurando as vendas e o suporte pós-venda dos veículos completos, em ambos os mercados, com base na rede de reparação de ônibus e caminhões da Volvo.

A empresa já iniciou os processos de testes e validações para obter a homologação do modelo rodoviário na Europa. A expectativa é que as primeiras entregas ocorram até o final de 2026.

De acordo com o comunicado à imprensa, o Paradiso G8 1200 desenvolvido para o mercado europeu conta com a expertise da Marcopolo em adaptar suas carrocerias rodoviárias às exigências técnicas e operacionais dos mais diversos mercados internacionais. “Desde o lançamento da Geração 8, já foram produzidas mais de 5 mil unidades, das quais aproximadamente 1.500 foram destinadas ao mercado de exportação, consolidando a linha como uma plataforma global de mobilidade”, afirma a empresa.

Atualmente, os modelos rodoviários da Marcopolo são produzidos em suas unidades fabris no Brasil, China, Colômbia e México. Além do Brasil, os modelos da Geração 8 já operam em países da América do Sul, como Peru, Chile e Uruguai; na África, com entregas para África do Sul, Burquina Faso e Costa do Marfim; e na Ásia, com destaque para os Emirados Árabes Unidos e Catar. A recente apresentação na Austrália marca a entrada oficial da Geração 8 na Oceania, “reforçando a vocação internacional da Marcopolo e consolidando a presença global da marca”, segundo o comunicado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Júri decide que Johnson & Johnson deve US$ 40 Mi a 2 pacientes com câncer que usaram talco


Um júri de Los Angeles, nos Estados Unidos, concedeu, ontem, 12, uma indenização de US$ 40 milhões a duas mulheres…


Um júri de Los Angeles, nos Estados Unidos, concedeu, ontem, 12, uma indenização de US$ 40 milhões a duas mulheres…

Economia

Com busca por arrecadação, Brasil teve em 2024 maior carga tributária em mais de 20 anos


O Brasil registrou, em 2024, a maior carga tributária bruta (CTB) dos últimos 22 anos. Os tributos atingiram 32,2% do…


O Brasil registrou, em 2024, a maior carga tributária bruta (CTB) dos últimos 22 anos. Os tributos atingiram 32,2% do…

Economia

BCE/Cipollone: Banco prevê lançamento do euro digital em 2029 e piloto para 2027


O membro da diretoria executiva do Banco Central Europeu (BCE), Piero Cipollone, detalhou neste sábado o cronograma para a implementação…


O membro da diretoria executiva do Banco Central Europeu (BCE), Piero Cipollone, detalhou neste sábado o cronograma para a implementação…