Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Palmeiras cresce na hora decisiva e assume liderança do Brasileirão com bom futebol


Por Agência Estado Publicado 06/10/2025 às 08h17
Ouvir: 00:00
palmeiras_1759710609_3737045904667756722_288523451
Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Novo líder do Brasileirão, o Palmeiras cresceu no momento em que o campeonato começa a definir quais serão os postulantes ao título e passou a apresentar uma de suas melhores versões em cinco anos sob o comando de Abel Ferreira.

Se o torcedor se lembra vivamente do Palmeiras de 2022, que fechou aquela temporada com apenas seis derrotas em 72 partidas, ergueu três taças – Recopa, Paulistão e Brasileirão – e foi a melhor equipe do Brasil naquele ano, o grupo de 2025 talvez seja o melhor tecnicamente e com mais atletas capazes de desequilibrar uma partida.

“Minha função é ajudar os jogadores, treinar os jogadores e valorizar os jogadores. Valorizar o espetáculo. Trabalho muito, estudo muito, ao contrário do que dizem”, diz Abel Ferreira.

Dois deles são Flaco López e Vitor Roque, centroavantes que formam a dupla mais goleadora do futebol brasileiro. Nenhum time da Série A marcou mais gols que o Palmeiras desde que os dois passaram a jogar juntos, período que coincide com a evidente evolução da equipe, que perdeu apenas um dos últimos 14 jogos do Brasileirão.

Foram 28 gols do time alviverde em 12 partidas, superando os ataques de Flamengo (22 gols) e Vasco (24) no mesmo período entre os times do Brasileirão. E a maioria saiu dos pés do argentino e do Tigrinho.

A parceria como titulares começou a dar resultado na goleada por 4 a 0 sobre o Universitario, no Peru, pelas oitavas da Libertadores, e seguiu até o clássico com o São Paulo, cuja vitória foi conquistada de virada muito graças à participação dos dois – Roque fez o primeiro e Flaco o segundo. Desde que ambos viraram titulares jogando juntos, cada um marcou nove gols. Portanto, 18 dos 28 gols da equipe passaram pelos pés dos dois atacantes.

Flaco é o artilheiro do Palmeiras no ano e Roque, o vice-goleador. No total, o argentino balançou as redes 22 vezes e o Tigrinho, 14. Certamente será difícil para Abel Ferreira reorganizar o time sem os dois, que desfalcam a equipe contra o Juventude, sábado, às 19h, no Allianz Parque, em duelo atrasado da 12ª rodada. O primeiro está suspenso e o segundo foi convocado para a seleção argentina.

Entre lesionados, suspensos e convocados, o treinador não terá nove atletas. Emiliano Martínez foi outro a receber amarelo no clássico com o São Paulo, assim como Gustavo Gómez. O capitão já estaria fora da partida porque vai defender o Paraguai em amistosos contra Japão e Coreia do Sul na Ásia.

Desfalcam a equipe pelo mesmo motivo o também paraguaio Ramon Sosa e o argentino Aníbal Moreno. É possível que a lista aumente, já que o Uruguai ainda não divulgou seus convocados – o lateral-esquerdo Piquerez e o volante Emi Martínez são nomes frequentes na seleção de seu país, comandada por Marcelo Bielsa.

“Temos muitos desfalques e muitas ambições nesta competição. Em função do que foi o calendário, não vão estar reunidas todas as condições para termos a máxima força. O que não é bom quando luta para ser campeão”, lamentou o técnico.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

‘Assumo minha responsabilidade e meu erro’, admite Gabigol após pênalti perdido


Conhecido por ser um exímio batedor de pênaltis, Gabigol não conseguiu fazer valer seus méritos neste domingo (14). Na Neo…


Conhecido por ser um exímio batedor de pênaltis, Gabigol não conseguiu fazer valer seus méritos neste domingo (14). Na Neo…

Esportes

Dorival reconhece dificuldades do Corinthians, valoriza plantel e pede ‘respeito’ à imprensa


O Corinthians foi a campo neste domingo (14) com a vantagem mínima por ter vencido o Cruzeiro por 1 a…


O Corinthians foi a campo neste domingo (14) com a vantagem mínima por ter vencido o Cruzeiro por 1 a…