Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Norte do Paraná tem mar de água doce azul-esmeralda; conheça


Por AEN Publicado 19/10/2025 às 08h48
Ouvir: 00:00

O Norte Pioneiro do Paraná vem se consolidando como um dos destinos mais atrativos para quem busca descanso, contato com a natureza e opções de lazer durante os dias quentes. Com cenários deslumbrantes, infraestrutura em constante aprimoramento e experiências únicas, as cidades de Carlópolis e Ribeirão Claro, às margens da represa da Usina Hidrelétrica de Chavantes, são destaques do turismo regional.

A região integra o projeto Angra Doce, que reúne dez municípios — cinco paranaenses e cinco paulistas — em torno das riquezas naturais e do potencial turístico impulsionado pela represa.

Com cerca de 420 quilômetros quadrados de águas cristalinas em tons de azul-esmeralda, o reservatório é o grande protagonista da região, oferecendo oportunidades para esportes aquáticos, pesca e passeios em meio à natureza.

image
Foto: Ricardo Ribeiro/AEN

Entre os atrativos mais procurados estão o Morro do Gavião, em Ribeirão Claro, que proporciona uma vista panorâmica de tirar o fôlego, e o mirante e a igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, em Carlópolis, que encantam visitantes pela beleza e tranquilidade.

Nos últimos anos, o turismo local tem ganhado força com investimentos em infraestrutura e novos empreendimentos, como resorts, pesqueiros e roteiros temáticos, entre eles a Rota do Rosário.

“As cidades estão com uma estrutura muito boa, e a expectativa para o verão é muito positiva. Tenho a certeza de que teremos recordes de visitações”, afirmou Mara Melo, presidente da Associação Turística do Norte Pioneiro (Aturnopi), em entrevista no início do ano.

A movimentação turística tem impulsionado também a economia regional, beneficiando comerciantes e empreendedores. O projeto Angra Doce segue despertando o interesse de investidores de várias partes do país e fortalecendo o desenvolvimento sustentável da região.

“Estamos percebendo o interesse em promover investimentos nas cidades incluídas no projeto de Angra Doce, o que fortalece o turismo e gera crescimento econômico”, complementa Mara Melo.

image
Foto: Ricardo Ribeiro/AEN

As informações são da Agência Estadual de Notícias.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação