Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

Rematrículas da rede municipal de ensino de Maringá terminam no próximo dia 31; mais de 15 mil já foram realizadas


Por Thiago Danezi, Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 20/10/2025 às 16h06
Ouvir: 00:00

Encerra no próximo dia 31 de outubro o prazo para a rematrícula dos alunos da rede municipal de ensino de Maringá. Pela primeira vez, todo o processo está sendo feito de forma totalmente online, por meio do aplicativo Conecta Seduc.

Até o momento, 15.382 rematrículas já foram efetivadas, sendo 9.015 de estudantes da educação integral. Segundo a secretária municipal de Educação, Adriana Palmieri, o processo vem ocorrendo de forma tranquila, mesmo sendo um modelo novo para muitas famílias.

LEIA TAMBÉM: Cratera na Avenida São Paulo, em Maringá, é fechada pela Prefeitura; veja os próximos passos

“Tá tudo tranquilo, estamos caminhando com bastante êxito. Acho que por ser um processo novo, até as dúvidas que estão vindo são bem pertinentes. Hoje a gente já tá com mais de 15.382 rematrículas na Rede Municipal de Ensino de Maringá. E, para as crianças da Educação Integral, a gente já tá com 9.015 indicações de pais que têm o desejo de continuar no sistema”, explicou a secretária.

d0e4e995a28660217030d41a8f29533e
Foto: PMM

Ainda restam 8.727 estudantes que não realizaram a rematrícula. Algumas escolas da rede já atingiram 100% de adesão.

A principal dúvida dos pais, segundo Adriana, está relacionada à educação integral. A secretária explica que, neste ano, o processo ocorre em duas etapas: primeiro, a rematrícula obrigatória; depois, a confirmação do interesse em manter o aluno no ensino em período ampliado.

“Quando o pai fazia a rematrícula presencial, já optava pelo atendimento ampliado. Agora, ele faz a rematrícula online e indica no aplicativo se deseja continuar na educação integral. Como se trata de rematrícula, entende-se que a criança que já está na educação integral continuará no próximo ano”, detalhou.

Adriana também destacou que a digitalização do processo tem como objetivo eliminar filas em frente às escolas, tornando a rematrícula mais prática e acessível para as famílias. O prazo encerra no dia 31 e é válido apenas para estudantes que já fazem parte da rede municipal. Novas matrículas e transferências serão feitas posteriormente, em um processo separado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação