Planeja Brasil reforça papel da inovação na gestão pública

Por dois dias, a cidade de Maringá se transformou no centro de debates sobre o futuro das gestões públicas municipais ao sediar o Planeja Brasil 2025. O evento reuniu conselhos de desenvolvimento, prefeitos, secretários e especialistas para discutir inovação, sustentabilidade, transparência e planejamento no setor público.
O Planeja Brasil traduz a ambição da cidade de conectar o papel de anfitriã ao protagonismo no desenvolvimento de políticas públicas que podem servir de referência para todo o país. Idealizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná (Sepl), o foco central estava em promover a troca de experiências e o debate sobre boas práticas de gestão pública, com ênfase em temas como inovação, sustentabilidade, transparência e cidadania.
Vários painéis e palestras escancaram os desafios e as oportunidades para os municípios. Um dos pontos levantados foi a longevidade: a palestra da especialista Cristina Goldschmidt tratou da emergência de repensar políticas frente a uma população mais velha, alertando que “ações precisam ser pensadas e executadas com urgência porque a população mais velha já é maior do que a população mais jovem”.

O evento também destacou obstáculos persistentes: municípios menores ainda enfrentam déficit de estrutura, recursos ou capacitação para transformar as boas intenções em resultados. Porém a palestra de Walter Longo, especialista em inovação e transformação digital, reforçou a constatação de que “a IA é tão barata e acessível que pequenas prefeituras podem prestar serviços muito melhores sem a estrutura que achavam necessária”.
O comentarista político Caio Coppolla encerrou a 2ª edição do Planeja Brasil, com a palestra “Um encontro com as reformas”. Coppola alertou os gestores públicos que participaram do evento de que a situação fiscal do país irá inevitavelmente forçar as lideranças políticas a realizar reformas. E são muitas. E uma das principais é a reforma administrativa. E dentro desta reforma surgem temas polêmicos como a estabilidade no serviço público.

O sócio do Grupo Maringá de Comunicação (GMC), José Roberto Mattos, fez uma análise da edição 2025 do Planeja Brasil e III Fórum Estadual de Gestores Públicos e classificou como “muito positivo, com muitos cases de sucesso, muita troca de experiência”. A reunião de gestores de diferentes lugares do Brasil ouvindo tantos especialistas em um só lugar faz com que ideias geradas em Maringá possam ser replicadas em cidades de todos os tamanhos — impactando além do Estado do Paraná e contribuindo para o avanço da administração pública no país. “O Brasil sempre foi chamado de país do futuro, mas para chegar lá é preciso saber onde queremos estar, e o Planeja Brasil tem exatamente esse objetivo”, disse Silvio Barros, prefeito de Maringá.
As entrevistas feitas no estúdio móvel da CBN Maringá estão todas, na íntegra, no YouTube.
