Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

Prefeitura de Maringá recebe troféu do Prêmio Gestor Público Paraná


Por GMC Poder Publicado 22/10/2025 às 12h49
Ouvir: 00:00

Ao promover educação para o consumo consciente nas escolas e ao modernizar o procedimento de cálculo de arrecadação do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), a Prefeitura de Maringá conquistou dois reconhecimentos no 13º Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). Servidores do município participaram da cerimônia de encerramento da edição e entrega da premiação nesta terça-feira, 21, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

6c7f5917-0923-4a3f-a899-013baca62092

Criados e implantados neste ano, os projetos ‘AudTech ITBI’, da Secretaria da Fazenda (Sefaz), e ‘Educação: Consumo Consciente na Infância’, do Procon de Maringá, foram destaque entre as 137 iniciativas de 45 municípios paranaenses inscritas na premiação e avaliadas pela comissão julgadora do Prêmio, organizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).

O projeto ‘Educação: Consumo Consciente na Infância’ foi desenvolvido pelo Procon de Maringá neste ano nas escolas municipais para incentivar o consumo consciente desde a infância. A iniciativa atendeu 3.168 crianças de 44 escolas, além de 2 mil professores e funcionários das unidades. Até o fim do ano, serão alcançadas 3,6 mil crianças de 53 escolas. “Com a produção de uma revista e a realização de palestras nas escolas, orientamos alunos de 5º ano sobre consumo responsável, uso sustentável dos recursos e educação financeira. Receber esse prêmio é motivo de satisfação”, explica a coordenadora do Procon de Maringá, coronel Audilene Rocha.

Na área fiscal, a ferramenta ‘AudTech ITBI’, lançada em janeiro de 2025, utiliza a automação de processos com inteligência artificial para analisar negociações imobiliárias e fundamentar o cálculo do ITBI. Com a tecnologia, o prazo de emissão das guias caiu de até 40 dias para cerca de dois dias úteis, podendo chegar até sete dias úteis nos casos de arbitramento da base de cálculo. “O AudTech ITBI tem trazido eficiência e satisfação no atendimento aos contribuintes, além de otimizar a arrecadação e aumentar a segurança jurídica. É gratificante ter esse reconhecimento”, destaca o diretor Tributário da Secretaria de Fazenda, Gustavo Martins Monteleoni.

A solução foi desenvolvida pelo servidor e gerente de Tributos Imobiliários, Bruno Henrique Meneghetti Rosa. “Ficamos felizes em ver esse esforço reconhecido. Encontramos muitos contribuintes insatisfeitos. Aprendi uma nova competência e criei a ferramenta que reduziu o tempo de espera.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC Poder

Bastidores, notícias e análises do poderes. Um espaço mantido pela Redação do GMC Online e colaboradores.