Pedágio em Maringá e região: Veja o cronograma, onde vão ficar as praças, valores das tarifas e obras do lote 4
O Consórcio Infraestrutura PR, do grupo EPR,venceu na quinta-feira, 23, o leilão para concessão do lote 4 das Rodovias Integradas do Paraná, que abrange trechos das rodovias BRs 272, 369 e 376 e PRs 182, 272, 317, 323, 444, 862, 897 e 986, conectando as regiões Norte, Oeste e Noroeste do Paraná. Assim, a nova concessão atenderá municípios como Umuarama, Maringá, Londrina e Paranavaí. O leilão foi realizado na B3, em São Paulo.

Praças de pedágio e valores
O consórcio ganhador desbancou outras três concorrentes após ofertar um desconto de 21,3% sobre a tarifa básica de pedágio. Com esse abatimento, as novas tarifas ficaram bem abaixo dos valores cobrados na antiga concessão, com reduções que chegam a 63% em praças já existentes, como Jataizinho.
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As reduções mais significativas ocorrem nas praças que já existiam na antiga concessão. Em Jataizinho, a tarifa, hoje em R$ 36,90, cairá para R$ 13,64 com o uso de TAG, redução superior a 63%. Em Mandaguari e Presidente Castelo Branco, o preço do pedágio ficará próximo de R$ 8 e R$ 11, também com reduções acima de 50%.

As praças novas em Francisco Alves, Cianorte, Jussara, Guairaçá e Umuarama terão tarifas iniciais entre R$ 5,97 e R$ 13,70, valores calculados com base no desconto de 21,30% obtido no leilão.
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Os motoristas que utilizarem o sistema automático de pagamento (TAG) terão 5% de desconto adicional sobre o valor da tarifa. O edital também prevê o Desconto de Usuário Frequente (DUF), que reduz progressivamente o preço pago por quem passa diariamente pela mesma praça de pedágio dentro do período de 30 dias. Veja abaixo a projeção da tarifa que deve ser cobrada e onde ficarão as praças de pedágio.

Cronograma
De acordo com o cronograma da gência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a assinatura do contrato com a EPR deve ocorrer até 6 de fevereiro de 2026. A cobrança nas nove praças — cinco novas e quatro já existentes — deverá começar após a conclusão das etapas contratuais e de implantação dos sistemas operacionais.
De acordo com a EPR, nos primeiros meses de operação será colocado em execução um Plano de 100 Dias, concentrado em ações para melhoria da fluidez, da segurança e da conservação da rodovia, “além de realizar diálogos com comunidades e lideranças locais para identificar os principais desafios e necessidades da região”.

Lote 4 do pedágio: Obras previstas para Maringá e outras cidades
Com contrato de 30 anos de duração, o projeto arrematado hoje prevê investimentos de cerca de R$ 18 bilhões, sendo R$ 10,8 bilhões em obras, R$ 5,6 bilhões em manutenção e conservação, além de R$ 2 milhões de recursos vinculados. O trecho liga Cornélio Procópio a Guaíra e Maringá a Nova Londrina, conectando polos estratégicos para o escoamento da produção agrícola, industrial e o deslocamento de milhares de paranaenses todos os dias.
Entre as principais obras previstas estão 231,96 quilômetros de duplicações, com destaque para a PR-323, entre Maringá e Guaíra, que ganhará mais de 150 quilômetros duplicados. O contrato inclui ainda 87,11 km de faixas adicionais, 39,59 km de vias marginais, 74 passarelas, 174 pontos de ônibus, 8 passagens de fauna, 18 barreiras acústicas e 28 caixas de contenção de produtos perigosos — intervenções que vão trazer mais segurança, fluidez e conforto aos usuários.
Quatro contornos também estão no pacote de melhorias: Londrina (norte), Maringá (sul), Nova Londrina e Itaúna do Sul. Além disso, cinco novas praças de pedágio serão instaladas nas rodovias estaduais, ampliando a cobertura para trechos que nunca haviam sido concessionados.
Com assessorias
