Fruta comum protege o fígado e atua na saúde do intestino
Figurando na lista das 20 frutas mais consumidas no Brasil, conforme dados do Instituto Fome Zero, a manga é “riquíssima em compostos bioativos e micronutrientes que oferecem benefícios metabólicos, hepáticos e intestinais”, segundo a nutricionista Fernanda Esquitino. De acordo com a especialista, a opção fortalece o sistema imune devido a concentração de carotenoides e vitamina C.

- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
A expert em nutrição com foco no climatério e menopausa explica que, entre os principais efeitos da fruta, destaca-se o apoio à saúde da pele, com melhorias na firmeza e luminosidade. “Favorece a digestão e o trânsito intestinal, graças ao teor de fibras solúveis, como a pectina”, complementa. Ela aponta ainda que a manga dispõe de ação antioxidante e anti-inflamatória, com auxílio na neutralização de radicais livres.

Com relação ao consumo de manga ajudar na produção de colágeno, Fernanda Esquitino salienta que a fruta “favorece indiretamente” a síntese da proteína por conter vitamina C. “Esse nutriente é essencial para a hidroxilação [processo químico] da prolina e lisina, etapas necessárias para a formação da estrutura do colágeno”, esclarece.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
