Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Prefeitura de Maringá aguarda avaliação para aprovar 1ª fase de modernização da iluminação pública


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 30/10/2025 às 16h06 Atualizado 03/11/2025 às 08h04
Ouvir: 00:00

A Secretaria de Infraestrutura de Maringá considera que houve falhas na primeira fase de modernização da iluminação pública municipal. Já o Consórcio Luz Maringá, responsável pela instalação de lâmpadas LED, diz que a modernização atingiu 65% da cidade.

image
Foto: Thiago Louzada/PMM

De acordo com o secretário Vagner Mussio, a Seinfra vai aguardar a avaliação do verificador independente para aprovar. “O consórcio Luz tinha até 9 de setembro para entregar 50% da modernização e da telegestão, mas, pelo que vimos, isso ainda não foi cumprido. Encontramos diferenças entre braços e lâmpadas em áreas já modernizadas, o que não pode acontecer, portanto, o parecer final será do verificador independente. Por ora, a prefeitura não dará o aceite, porque entendemos que não está pronto”, diz.

Além do verificador independente há um segundo verificador contratado pela Câmara Municipal para fiscalizar esse trabalho. “Para que os 50 % seja aceito vai ser feito um levantamento e rua a rua para saber se realmente todas as lâmpadas são iguais, a potência são iguais, os braços são iguais. Então enquanto isso não for definido não será feito o aceite por parte da prefeitura”, afirma o secretário.

Por meio de nota, o Consórcio Luz de Maringá informou que “o parque de iluminação pública da cidade conta com 44.650 de lâmpadas em LED, o que corresponde a 79% do total de luminárias. O consórcio apresentou ao Poder Concedente, no dia 9 de setembro, a entrega do marco de 50% de modernização e está aguardando a formalização oficial do Verificador Independente sobre o aceite da entrega, conforme exige o contrato. O prazo para conclusão de 100% de modernização é no dia 9 de janeiro de 2026”.

Reportagem atualizada Às 8:04 de 03/11/2025 para acrescentar nota do Consórcio Luz

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação