Prefeitura de Maringá aguarda avaliação para aprovar 1ª fase de modernização da iluminação pública
A Secretaria de Infraestrutura de Maringá considera que houve falhas na primeira fase de modernização da iluminação pública municipal. Já o Consórcio Luz Maringá, responsável pela instalação de lâmpadas LED, diz que a modernização atingiu 65% da cidade.

- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
De acordo com o secretário Vagner Mussio, a Seinfra vai aguardar a avaliação do verificador independente para aprovar. “O consórcio Luz tinha até 9 de setembro para entregar 50% da modernização e da telegestão, mas, pelo que vimos, isso ainda não foi cumprido. Encontramos diferenças entre braços e lâmpadas em áreas já modernizadas, o que não pode acontecer, portanto, o parecer final será do verificador independente. Por ora, a prefeitura não dará o aceite, porque entendemos que não está pronto”, diz.
Além do verificador independente há um segundo verificador contratado pela Câmara Municipal para fiscalizar esse trabalho. “Para que os 50 % seja aceito vai ser feito um levantamento e rua a rua para saber se realmente todas as lâmpadas são iguais, a potência são iguais, os braços são iguais. Então enquanto isso não for definido não será feito o aceite por parte da prefeitura”, afirma o secretário.
Por meio de nota, o Consórcio Luz de Maringá informou que “o parque de iluminação pública da cidade conta com 44.650 de lâmpadas em LED, o que corresponde a 79% do total de luminárias. O consórcio apresentou ao Poder Concedente, no dia 9 de setembro, a entrega do marco de 50% de modernização e está aguardando a formalização oficial do Verificador Independente sobre o aceite da entrega, conforme exige o contrato. O prazo para conclusão de 100% de modernização é no dia 9 de janeiro de 2026”.
Reportagem atualizada Às 8:04 de 03/11/2025 para acrescentar nota do Consórcio Luz
