Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Conheça a cidade do Paraná que ficou ilhada após fortes chuvas

Cidade de Goioxim, no Paraná, fica ilhada após fortes chuvas; 66 casas foram atingidas e 80% das comunidades rurais isoladas.


Por João Victor Guirado Publicado 01/11/2025 às 08h39
Ouvir: 00:00

A pequena cidade de Goioxim, localizada na região central do Paraná, ficou ilhada após as fortes chuvas que atingiram o município nesta terça-feira, 28. 

De acordo com o prefeito Éder dos Santos (PSB), em matéria no portal G1, “os estragos deixados pela chuva provocaram um prejuízo estimado em cerca de R$ 2 milhões”.

Goioxim-ponte-alagada-Foto-Prefeitura
Foto: Prefeitura de Goioxim

Conheça a cidade Goioxim 

Com pouco mais de 6,5 mil habitantes, Goioxim é um pequeno município localizado na região central do Paraná, conhecido por sua economia baseada na agricultura e por suas comunidades rurais espalhadas pelo interior.

Nos últimos dias, porém, a cidade enfrentou um dos episódios mais críticos de sua história recente. Segundo a Defesa Civil, 66 casas da área urbana foram atingidas e cerca de 80% das comunidades rurais ficaram isoladas, sem acesso devido aos alagamentos causados pelas fortes chuvas.

Leia também: 104 municípios do Paraná entram em alerta de tempestade; confira a lista completa

Ponte principal ficou submersa e isolou a cidade

Durante a manhã, a ponte sobre o rio Juquiá, principal acesso da cidade à PR-364, foi completamente tomada pela água, interrompendo o trânsito de entrada e saída. A chuva começou por volta da meia-noite, se estendeu por toda a madrugada e só cessou no final da tarde, por volta das 18h.

Na manhã desta quarta-feira (29), a água havia baixado, e os acessos começaram a ser gradualmente liberados, mas os danos na infraestrutura seguem sendo avaliados.

Chuvas intensas sem medição oficial

Goioxim não possui estação meteorológica própria, segundo informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

No entanto, o município vizinho Cantagalo, localizado a cerca de 35 quilômetros, registrou 78 milímetros de chuva no mesmo período, um volume considerado alto e suficiente para causar inundações severas em áreas de relevo irregular.

Contexto regional e alerta das autoridades

As chuvas que atingiram Goioxim também afetaram outros municípios da região central do Paraná, onde há alerta para novos temporais nos próximos dias. O Simepar recomenda que a população fique atenta a sinais de alagamentos, enxurradas e deslizamentos, especialmente em áreas próximas a rios e encostas.

Veja a seguir: Novo ponto turístico no Paraná permite descer nas entranhas da terra

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação