Sinais nas unhas podem revelar doenças graves, alertam especialistas
A saúde das unhas reflete muito mais do que só beleza e cuidados com a estética. Dependendo dos sinais e alterações na cor, textura ou formato, elas podem indicar alguns problemas, como falta de vitaminas, infecções ou até doenças graves.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.

Buscando entender quais sinais aparentes nas unhas podem ser motivo de preocupação, a coluna Claudia Meireles conversou com duas especialistas: a dermatologista Regina Buffman e a especialista em unhas e manicure Thayza Mathias.
Saiba identificar quais sinais nas unhas indicam problemas de saúde
De acordo com a dermatologista Regina Buffman, as unhas são um verdadeiro espelho da saúde interna. “Alterações persistentes, como fragilidade, manchas, ondulações ou descolamento da lâmina ungueal, podem estar ligadas a carências nutricionais — como a de vitaminas do complexo B, ferro ou zinco — ou até indicar doenças como psoríase e micoses”, explica.
A médica também destaca que é comum notarmos o surgimento de linhas profundas e depressões nas unhas quando o corpo passa por situações de estresse, episódios de febre alta, estresse intenso ou alterações hormonais. “Por isso, qualquer mudança que persista deve ser avaliada por um dermatologista”, alerta.
No ambiente dos salões de beleza, esses sinais por vezes passam despercebidos pelas próprias clientes. A manicure Thayza Mathias afirma que muitos casos chegam até ela de forma despretenciosa, sendo mascarados pela impressão de ser apenas uma unha quebrada ou uma mancha superficial.Play Video
“Enquanto profissionais, conseguimos identificar alterações que fogem do normal, como ressecamento extremo, descamação, ondulações e mudanças de espessura ou coloração. Já presenciei diversas situações em que recomendei a busca por um médico. Manchas escuras que não saem com a limpeza, inflamações recorrentes ao redor das unhas ou mudanças bruscas na textura são sinais de alerta ”, exemplifica Thayza Mathias.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
