Construção de novas galerias na XV com Herval bloqueia ruas no Centro de Maringá

O histórico problema de alagamentos por problemas nas galerias da XV de Novembro esquina com a Avenida Herval, Centro de Maringá, está com os dias contados. A Secretaria de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil iniciou nesta quarta-feira, 12, a construção de uma nova galeria pluvial no cruzamento. “A obra é necessária para evitar alagamentos e deve durar três dias”, observou o secretário Vagner Mússio.
O trânsito foi interditado em trechos da XV, da Herval e da Rua Neo Alves Martins, onde agentes de trânsito estão orientando os motoristas. O secretário Vagner Mussio explicou que a galeria não suporta o fluxo d’água e acaba indo para dentro da lavanderia do Hotel Metrópole. “Há oito anos eles vêm pedindo para tomar as providências e várias vezes todos os equipamentos deles lá dentro foram queimados. Agora nós resolvemos abrir o asfalto”, diz.
Segundo o secretário, “o trabalho vai perturbar a população, mas é necessário fazer a ligação com uma nova galeria, da esquina do hotel até a outra esquina da Avenida XV de Novembro com a Herval. Dessa forma nós vamos eliminar esse ponto de alagamento e vai dar uma tranquilidade maior para o pessoal que transita por aqui em dias de chuva”.
Mussio estimou que o trabalho levará três dias, “se não chover e se não der nenhum problema com canos da Sanepar, rede de telefonia, esse tipo de coisa, que são as surpresas que acontecem no meio do caminho, né?”. A Sanepar já foi comunicada e está indo ao local para fazer as verificações necessárias. Indagado sobre as condições de trânsito intenso no local, o secretário respondeu “que será um transtorno, mas infelizmente não tem como ser diferente’.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
Acrescentou que “precisamos solucionar os problemas que foram deixados para trás e é bem provável que na sequência a gente comece a mexer no Parque do Ingá, para acabar de vez com aquele problema de inundação ali também”. Informou ainda que em breve, possivelmente no início do próximo ano “nós vamos resolver o problema da Guaiapó”.
A repórter da CBN, Luciana Pêna, questionou se a obra na esquina da XV com a Herval não poderia ser feita em janeiro, quando as escolas estão em férias e muitas gente viaja. E ele respondeu:
– Olha, na administração pública, cada dia é um dia a menos. Então eu não tenho esse privilégio de escolher o tempo. Temos que aproveitar porque tem muita previsão de chuva e os serviços têm que ser feitos quando abre essas janelas. Não há previsão de chuva até o fim de semana. O ideal seria fazer quando ninguém está indo para a escola, mas infelizmente no poder público não tem como fazer dessa forma.
Segundo o secretário Vagner Mussio, o pedido para resolver os alamentos na esquina das avenidas XV com Herval foi feito há mais de 8 anos. “E precisamos resolver”, acrescentou.
