Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de dezembro de 2025

Incêndio atinge pavilhão dos países na COP30; chamas foram contidas e não houve feridos


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 20/11/2025 às 17h33
Ouvir: 00:00

Um incêndio atingiu o pavilhão dos países na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) nesta quinta-feira, 20. A zona azul foi evacuada, com as equipes de bombeiros e seguranças isolando o ponto inicial das chamas. Segundo a organização, ninguém ficou ferido.

Imagens mostram o momento em que o fogo começou a subir em um dos pavilhões. Em desespero, palestrantes e expectadores correm das chamas, enquanto integrantes da organização usam extintores de incêndio para conter as labaredas.

Um participante da COP, Marcelo Rocha, relatou à reportagem que estava entre o pavilhão da África e o Climate Live – Entertainment and Culture quando a energia caiu e o fogo começou a subir. Segundo relatos, as pessoas começaram a correr para deixar o local.

+ Mídia internacional destaca caos, fuga de delegados e imagens fortes após incêndio na COP30

Informações preliminares dão conta de que houve um curto-circuito, e o sistema elétrico do local foi desligado.

Em coletiva de imprensa, o ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que a “prioridade é a segurança das pessoas”, e que o incêndio foi contido.

image
Foto: Reprodução/Redes sociais

O ministro ressaltou que a origem das chamas só poderá ser definida pelos técnicos responsáveis: “É procedimento padrão evacuar a área. Logo iremos saber o que ocasionou o evento. Ainda não sabemos onde começou. Pode ter sido um curto-circuito, mas quem vai dizer isso são os especialistas”.

Sabino minimizou o ocorrido e alertou que este tipo de incêndio pode acontecer em qualquer lugar do mundo. “Houve aqui um princípio de incêndio, isso é passível em qualquer grande evento. Não é porque é em Belém. Esse princípio de incêndio poderia acontecer em qualquer lugar do planeta Terra. A população de Belém já não está aguentando mais esse tipo de preconceito”, disse.

A organização da COP30 também informou que o incêndio foi controlado e não deixou feridos. “As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local.”

A Blue Zone é o espaço onde acontecem as negociações oficiais, a Cúpula de Líderes e os pavilhões nacionais. Organizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), a área só permite acesso a delegações oficiais, chefes de Estado, observadores e imprensa credenciada.

O local fica no parque da cidade. É na Blue Zone que se definem os rumos das políticas climáticas internacionais. A sala de imprensa também precisou ser esvaziada por precaução, enquanto seguranças orientavam a saída de participantes.

Governador avalia causas

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou à reportagem que o incêndio já havia sido controlado por volta das 14h30.

Segundo Barbalho, bombeiros fazem o rescaldo do local. O governador disse que as autoridades ainda avaliam se o incêndio foi causado por um geradores ou especificamente por algum estande dos países.

As informações são do Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Câmara aprova novo Plano Nacional de Educação e deixa homeschooling de fora


A Comissão Especial da Câmara dos Deputados sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) aprovou, nesta quarta-feira, 10, o novo…


A Comissão Especial da Câmara dos Deputados sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) aprovou, nesta quarta-feira, 10, o novo…

Geral

ANS aprova 1ª cirurgia robótica com cobertura obrigatória por planos de saúde


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou na última sexta-feira, 5, a incorporação da prostatectomia radical assistida por robô…


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou na última sexta-feira, 5, a incorporação da prostatectomia radical assistida por robô…