Foto de vítima de tornado no PR é encontrada a 220 km do local da tragédia

Uma fotografia pertencente a José Gieteski, de 83 anos, vítima fatal de um tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, na região central do Paraná, foi localizada a cerca de 220 quilômetros de distância após a tragédia. O objeto foi encontrado em uma propriedade rural no município de São Mateus do Sul, na região sul do estado.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
A imagem retrata o casamento do filho do idoso. O registro estava guardado em um álbum dentro da residência de madeira de José, a qual foi totalmente destruída e arrastada pela tempestade.
A devolução da memória à família foi possível graças à mobilização digital. Os moradores de São Mateus do Sul que encontraram a foto divulgaram o achado nas redes sociais, o que permitiu a localização dos parentes da vítima.
Intensidade F4
A magnitude do deslocamento dos objetos é explicada pela força do fenômeno. Na última quarta-feira, 26, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) divulgou a atualização da classificação dos tornados que atingiram Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava para a categoria F4.
O dado consta no laudo técnico concluído nesta semana, que detalha a trajetória e a força dos três tornados que impactaram 11 cidades paranaenses no dia 7 de novembro. Segundo o levantamento, o tornado foi responsável pela destruição de 90% da cidade de Rio Bonito do Iguaçu.
O rastro de devastação deixado pelos ventos inclui situações extremas, como um sofá que foi arremessado a 300 metros de distância. Além disso, destroços de casas situadas na zona urbana foram encontrados em terrenos rurais a 8 quilômetros do centro da cidade.
As informações são do TN Online.
