Handebol: Maringaense Gabi Moreschi atinge 100 jogos pela Seleção Brasileira e brilha no Mundial
O Brasil vem fazendo grande campanha no Mundial Feminino de Handebol, realizado na Alemanha. Nesta segunda-feira, 1º, as Leoas conquistaram uma vitória inédita ao superarem a Suécia por 31 a 27. Dentre os destaques brasileiros, a goleira maringaense Gabi Moreschi foi fundamental em diversos momentos da partida.
Contra uma das potências da modalidade e favoritas na chave, o Brasil precisou superar a desvantagem do primeiro tempo e virou o placar na etapa final. O jogo foi para o intervalo em 16 a 15 para as suecas, mas as brasileiras ajustaram os erros iniciais e abriram vantagem na reta decisiva.
A consolidação da virada veio pelas mãos de Gabi. Restando sete minutos para o fim do jogo, o Brasil vencia por 26 a 25, quando a Suécia teve uma falta marcada que rendeu um tiro de 7 metros. Na cobrança de Hagman, a maringaense usou a perna para fazer uma defesa espetacular. Em seguida, o Brasil ampliou com Bitolo e manteve a vantagem até o fim.

Durante toda a partida, Gabi fechou a meta com outras quatro defesas importantes, essenciais para a vitória brasileira, a primeira diante das suecas em competições oficiais.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
O Brasil fechou a primeira fase do Mundial como líder do grupo G, após vencer todas as três partidas, contra Cuba, Tchéquia e Suécia, sempre com participação decisiva de Gabi Moreschi. Confira os resultados:
- Brasil 41×20 Cuba
- Brasil 28×22 Tchéquia
- Brasil 31×27 Suécia

Classificadas para a segunda fase, as brasileiras vão enfrentar Coreia do Sul, Angola e Noruega. As duas melhores seleções de cada chave se classificam para as quartas de final. Veja a agenda do Brasil:
- Quarta-feira (3/12), 14h | Brasil x Coreia do Sul
- Sexta (5/12), 11h30 | Brasil x Angola
- Domingo (7/12), 16h30 | Brasil x Noruega
A Seleção Brasileira busca o bicampeonato mundial, após o título conquistado em 2013, na Sérvia.
Gabi Moreschi ultrapassou a marca de 100 jogos pela Seleção
Contra Cuba, na primeira rodada do Mundial, Gabi completou 100 jogos com a camisa da Seleção Brasileira. Agora, já são 102.
A maringaense de 31 anos e 1,90m defendeu o Brasil nas últimas duas edições dos Jogos Olímpicos e nos Mundiais de 2017, 2019 e 2023, além de ter sido campeã dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023.

Gabi iniciou a carreira no Jundiaí e rumou para a Europa em 2015. Lá defendeu o IL Flint e Larvik HK, da Noruega, o Fleury Loiret, da França, o Bietigheim, da Alemanha, e o Magura Cisnadie, da Romênia. Atualmente atua pelo CSM Bucuresti, também da Romênia, mas deixará a equipe em julho do ano que vem.
A goleira foi anunciada, em novembro, pelo Metz Handball, da França, com contrato de três temporadas.
