De forma inédita, Maringá Day reúne setor financeiro e apresenta estratégias para reforçar equilíbrio fiscal

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), realizou nesta quinta-feira, 4, no Auditório Hélio Moreira, a primeira edição do Maringá Day. Aberto ao público, o evento consolidou um novo espaço de diálogo sobre o futuro da gestão financeira municipal, reunindo as maiores instituições financeiras do País, além de entidades estratégicas da cidade. Ao longo da programação, foram apresentados diagnósticos detalhados, projeções sobre o impacto da reforma tributária, medidas estruturantes já em curso e o chamamento público para o alongamento da dívida municipal, operação considerada estratégica para ampliar a capacidade de investimentos nos próximos anos.

A prefeita em exercício Sandra Jacovós participou do evento e ressaltou “a coragem do município em tratar de temas essenciais para o futuro financeiro da cidade”. Ela destacou que essa é a primeira edição de um evento que será realizado todos os anos, reforçando o compromisso do município com a gestão fiscal.
O secretário de Fazenda, Carlos Augusto Ferreira, conduziu a exposição técnica que guiou o encontro, apresentando o cenário fiscal atual e o movimento antecipado do município para gerar recursos para investimento e adaptar a matriz econômica de Maringá, diante da queda na arrecadação de impostos que afetará os municípios nos próximos anos, em razão dos desafios impostos pela reforma tributária e pela redução no IPVA.
Uma das ações apresentadas no Maringá Day é a proposta de alongamento da dívida e redução de juros a serem pagos, por meio de operações financeiras. Hoje, cerca de 70% das dívidas do município, contraídas ao longo dos últimos anos e décadas para investimentos, renegociações e outras finalidades, vencem nos próximos cinco anos. Com o alongamento para até 15 anos e a juros menores, a Secretaria de Fazenda projeta chegar a uma economia de até R$ 100 milhões. “É dinheiro que será revertido para a cidade. Apresentamos com clareza onde estamos e para onde estamos indo. É um momento de transparência, planejamento e construção conjunta de soluções que reforcem a responsabilidade fiscal e preparem Maringá para os desafios dos próximos anos”, afirmou o secretário de Fazenda.
