Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de dezembro de 2025

Brasil derrota Portugal na decisão e conquista a 1ª Copa do Mundo feminina de futsal


Por Agência Estado Publicado 07/12/2025 às 10h30
Ouvir: 00:00

O Brasil é o primeiro campeão mundial de futsal feminino. Em partida bastante equilibrada, as meninas da equipe verde e amarela venceram Portugal por 3 a 0 e faturaram a primeira edição da competição sob chancela da Fifa, neste domingo, na PhilSports Arena, em Pasig, região metropolitana de Manila, nas Filipinas.

A partida começou equilibrada, sem chances claras de gol. O Brasil tinha a posse de bola, mas esbarrou na marcação alta de Portugal e quase não conseguia sair do campo de defesa. Quando a equipe verde e amarela conseguiu finalizar, Ana Catarina mostrou por que foi eleita quatro vezes a melhor goleira do mundo e defendeu a pancada de Natalinha e a sobra, em tiro de Luana.

54969049943_27d9e6d02e_o (1)
Foto: Fabio Souza/CBF

Diferentemente dos jogos anteriores das duas seleções, marcados por goleadas, raras chances de gol foram criadas na decisão. Somente na metade do primeiro tempo, aos 10 minutos, Emily, a melhor jogadora do mundo, completou a jogada iniciada por Amandinha e Ana Luíza para tirar o zero do placar e colocar o Brasil em vantagem – foi o sétimo gol da brasileira, artilheira isolada da competição.

Pressionadas após sofrerem o gol, as portuguesas partiram para o ataque, mas pouco ameaçaram a meta da goleira Bianca. O time comandado pelo técnico Wilson Saboia aproveitou os espaços e, apesar de reduzir a presença na frente, criou as melhores oportunidades – Ana Catarina voltou a salvar um chute cara a cara com Amandinha.

54968042467_95e6e37c07_o
Foto: Fabio Souza/CBF

A seleção brasileira voltou do intervalo mais avançado, pressionando Portugal, e foi recompensada logo aos 2 minutos, quando Amandinha tocou por cima de Ana Catarina e ampliou a vantagem para 2 a 0. O Brasil manteve a intensidade e não deixava a seleção portuguesa se aproximar do gol. A 12 minutos do fim, a árbitra marcou pênalti da goleira Bianca em Ana Azevedo, mas voltou atrás após revisão do VAR.

Sem nada a perder, as portuguesas foram para cima na reta final da partida, mas as brasileiras encaixaram a marcação e não deixaram as rivais, donas do melhor ataque do Mundial, finalizarem – foram impressionantes 37 gols marcados nos cinco jogos anteriores. Nem mesmo a entrada de Fifó como goleira-linha ajudou a equipe europeia.

54969180050_54631a8b37_o
Foto: Fabio Souza/CBF

A dois minutos do fim, quando Portugal atacava com cinco atletas, Débora Vanin aproveitou o gol exposto e chutou do campo de defesa para anotar o terceiro da seleção brasileira, seu sexto gol no Mundial. A partir daí, foi só administrar a vantagem e correr para comemorar o título inédito e a 43ª vitória consecutiva na modalidade.

Mais cedo, na decisão do terceiro lugar, a Espanha derrotou a Argentina por 5 a 1 e subiu ao pódio para receber a medalha de bronze.

Confira a campanha do Brasil na 1ª Copa do Mundo Feminina de Futsal:

Brasil 4 x 1 Irã (fase de grupos)
Brasil 6 x 1 Itália (fase de grupos)
Panamá 0 x 9 Brasil (fase de grupos)
Brasil 6 x 1 Japão (quartas de final)
Espanha 1 x 4 Brasil (semifinal)
Portugal 0 x 3 Brasil (final)

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Rebaixamento, Sul-Americana e premiação: o que está em jogo na rodada final do Brasileirão?


A última rodada do Brasileirão guarda as definições finais para o campeonato. Apesar de o Flamengo já ser o campeão,…


A última rodada do Brasileirão guarda as definições finais para o campeonato. Apesar de o Flamengo já ser o campeão,…

Esportes

Davis e Flagg lideram Mavericks em vitória sobre os Rockets; Harden se torna top 10 em pontos


Depois de anotar apenas dois pontos na derrota para o Oklahoma City Thunder, sua menor pontuação na carreira, Anthony Davis…


Depois de anotar apenas dois pontos na derrota para o Oklahoma City Thunder, sua menor pontuação na carreira, Anthony Davis…

Esportes

Michael exalta jovens do Fla após empate e vê futuro incerto: ‘O que posso fazer é trabalhar’


Jogador mais velho em campo e responsável por passar um pouco de tranquilidade aos mais jovens ao lado de nomes…


Jogador mais velho em campo e responsável por passar um pouco de tranquilidade aos mais jovens ao lado de nomes…