Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Motorista relata medo após carro ser atingido por fios de alta tensão: ‘Você fica apavorado’


Por Redação GMC Online Publicado 13/12/2025 às 16h16
Ouvir: 00:00
image
Foto: Louan Brasileiro / TNOnline

Um susto seguido de uma atitude correta salvou a vida do funcionário de uma fábrica de sofás, Jean Vanderlei Mioto, de 30 anos, na noite desta sexta-feira, 12, em Apucarana. O carro que ele dirigia foi atingido por um poste e coberto por fiação elétrica durante um vendaval, enquanto ele se deslocava para a casa da esposa entre o Distrito do Pirapó e a Caixa de São Pedro. Apesar da gravidade do acidente, o motorista saiu ileso.

Segundo o relato de Jean, a força dos ventos começou a balançar a fiação elétrica instantes antes deles caírem. “Do nada, só vi uns ventos vindo, fio chacoalhando. Um poste caiu, freei o carro e caiu outro na frente”, detalhou o motorista.

O cenário se tornou imediatamente perigoso quando os cabos de alta tensão caíram sobre o automóvel. Jean percebeu o risco iminente de eletrocussão ao notar faíscas próximas ao local. “Vi que começou a sair fogo lá do outro canto”, contou.

Protocolo de segurança

Diante do risco de choque elétrico fatal, Jean adotou o procedimento recomendado por especialistas e pelo Corpo de Bombeiros: não desceu do veículo. Como os pneus isolam o carro do solo, a estrutura metálica do automóvel funciona como uma “Gaiola de Faraday”, mantendo a eletricidade na parte externa e protegendo quem está no interior, desde que a pessoa não toque nas partes metálicas ou tente sair pisando no chão.

“Eu já sabia. Desliguei tudo, fiquei dentro do carro quietinho, liguei para os bombeiros e esperei chegar”, explicou Jean.

Apesar de demonstrar conhecimento técnico sobre como agir, o motorista admitiu a tensão vivida durante os cerca de 30 minutos em que aguardou o resgate. “Você fica apavorado, não sabe o que faz. A única coisa é manter a calma. Não pode apavorar”, desabafou.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e realizaram o desligamento da energia e o resgate de Jean com segurança. Não houve feridos.

As informações são do TN Online, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação