Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Hepatologistas contam os piores alimentos que causam gordura no fígado


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 16/12/2025 às 08h29
Ouvir: 00:00

Uma das condições que mais tem afetado a população na atualidade é a esteatose hepática. Também conhecido como gordura no fígado, o quadro acontece quando há o acúmulo expressivo de gordura nas células hepáticas. A alimentação está entre os principais fatores de risco.

arranjo-de-vista-superior-com-alimentos-em-fundo-de-madeira
Imagem Ilustrativa – Freepik

Por ser uma condição silenciosa, o diagnóstico nem sempre ocorre nas fases iniciais. Sem o tratamento adequado, a gordura no fígado pode evoluir para inflamação, fibrose, cirrose e insuficiência do órgão. Em casos mais graves, até câncer hepático.

De acordo com hepatologistas entrevistados pelo Metrópoles, não existem um alimento vilão, mas quando a dieta desregrada é combinada com um estilo de vida pouco saudável, com poucos exercícios físicos diários e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso, os alimentos podem elevar o risco do quadro hepático.

É importante lembrar que o fígado é responsável por participar de grande parte dos processos metabólicos do corpo humano, incluindo a digestão de gorduras, absorção de nutrientes e eliminação de substâncias, sendo considerado imprescindível para o funcionamento do organismo.


Piores alimentos para o fígado

  • Açúcares simples (refrigerantes, sucos industrializados, doces e sobremesas): em excesso, a frutose — especialmente a adicionada — é rapidamente convertida em gordura pelo fígado.
  • Carboidratos refinados (pão branco, massas, salgados e ultraprocessados): elevam glicose e a insulina, ampliando a síntese de gordura hepática.
  • Gorduras trans e saturadas em excesso (frituras, fast-food e carnes processadas): responsáveis por aumentar resistência insulínica e inflamação.
  • Bebidas alcoólicas: mesmo em quantidades consideradas “sociais”, potencializam a deposição de gordura e pioram inflamação.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Nunes diz que terá reunião com Silveira (MME) sobre Enel: ‘não dá mais para suportar’


O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou nesta segunda-feira, 15, que terá uma reunião com o ministro de…


O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou nesta segunda-feira, 15, que terá uma reunião com o ministro de…

Geral

Em 6 dias, CNH do Brasil soma 19 mi de usuários e 1 mi de pedidos de novas habilitações


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…