Conheça o novo curso de graduação da UEM em 2026
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) terá um novo curso de graduação a partir de 2026. Trata-se do curso de Nutrição, que será ofertado na modalidade presencial, no câmpus de Maringá, no período noturno, com 40 vagas anuais. A implantação atende a uma demanda antiga da comunidade acadêmica e regional e amplia a oferta de formação na área da saúde.

- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
A novidade já desperta interesse entre os candidatos. A primeira colocada no novo curso é Laura Graton Mikcha, de Maringá, que relata como a criação da graduação influenciou seus planos profissionais. Segundo ela, a abertura do curso na UEM despertou a curiosidade pela área. “Eu nunca tinha pensado em Nutrição, meu objetivo era fazer Fisioterapia, mas a inclusão do curso na UEM me fez enxergar a possibilidade. Ainda não sei se vou cursar, mas estou muito feliz e aliviada com o resultado”, contou.

proposta do curso de Nutrição no câmpus sede vinha sendo discutida há vários anos. O projeto foi elaborado inicialmente em 2002, passou por reavaliação em 2009 e, mais recentemente, foi consolidado com a vinculação ao Departamento de Ciências Básicas da Saúde, criado em 2025, o que viabilizou a estrutura necessária para a implantação da graduação.
Para a abertura do curso, foram consideradas as características socioeconômicas da Região Metropolitana de Maringá, além da possibilidade de parcerias estratégicas com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O município deverá contar com um Parque Tecnológico de Saúde, o que fortalece a integração entre ensino, pesquisa, inovação e desenvolvimento regional.
A implantação da graduação em Nutrição é vista como uma iniciativa estratégica para a universidade, alinhada aos princípios de excelência acadêmica, inovação e contribuição social. O curso tem como objetivo formar profissionais generalistas e humanistas, com visão crítica e preparados para atuar na segurança alimentar, na atenção dietética e em todas as áreas em que a alimentação e a nutrição são fundamentais para a prevenção, promoção, manutenção e recuperação da saúde.
Ao concluir a graduação, o profissional estará apto a atuar de forma interdisciplinar, ética, comprometida e sustentável, tanto na promoção e recuperação da saúde quanto na prevenção e no tratamento de doenças, em nível individual e coletivo. A expectativa é que os egressos se tornem agentes de transformação, contribuindo diretamente para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população.
