Água com gás: nutri revela se bebida é vilã de quem tem pressão alta
A água com gás é composta por água mineral com dióxido de carbono (CO2) e pode conter sódio em sua composição. No entanto, a quantidade varia de acordo com as marcas e a fonte da água. Com isso, surge o questionamento: a bebida é saudável para quem tem pressão alta?
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.

De acordo com a nutricionista Verônica Dias, a água com gás é segura para pessoas com hipertensão, desde que não contenha sódio adicionado. O dióxido de carbono (CO₂), responsável pela gaseificação, não exerce efeito direto sobre a pressão arterial, nem promove vasoconstrição ou retenção hídrica.
“Do ponto de vista fisiológico, trata-se essencialmente de água mineral com CO₂ dissolvido, mantendo as mesmas propriedades de hidratação da água natural. Portanto, não há evidência científica de que a água com gás eleve a pressão arterial por si só”, afirma a profissional ao Metrópoles.
Apesar disso, a nutricionista integrativa e farmacêutica do Instituto Nutrindo ideais alerta: “O sódio pode representar um risco quando presente em concentrações elevadas, especialmente em indivíduos com hipertensão sensível ao sal”.
Malefícios do sódio
Algumas águas minerais gaseificadas apresentam teores mais altos de sódio, o que pode contribuir para retenção de líquidos, aumento do volume plasmático e dificuldade no controle pressórico, quando consumidas em grande quantidade.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
